Agora, o Brasil tem sua própria norma de Linguagem Simples, seguindo a norma internacional ISO. A ABNT NBR 24495-1 estabelece os princípios e diretrizes para elaborar documentos em Linguagem Simples. O objetivo é padronizar o processo de redação, contemplando planejamento, desenvolvimento e testagem.
Confira a norma aqui.
Desde o ano passado, a ABCPública tem participado deste importante processo, sendo representada pela integrante do Conselho Consultivo Patricia Roedel (Câmara dos Deputados), no time dos especialistas que ajudaram voluntariamente a ABNT no processo de construção da norma.
Em artigo publicado, a jornalista e consultora explica que, apesar do nome, Linguagem Simples não é apenas “tornar um documento mais simples”, mas uma técnica para permitir que o público-alvo consiga encontrar uma informação, entender o que encontrou e usar essa informação para o que precisa.
“Linguagem Simples, portanto, não é intuitiva. Gastar tempo e recursos sem conhecer as diretrizes, sem planejar o público-alvo e sem testar a efetividade ao final é um esforço que tem outro nome: boa intenção”, alerta.