Comunicação Parlamentar: experiências e lições da Inglaterra

Pesquisa de Cláudia Lemos que compara a comunicação parlamentar no Brasil e Inglaterra foi tema de capacitação para associados da ABCPública

A pesquisadora Cláudia Lemos apresentou nesta terça-feira (18), por videoconferência exclusiva aos associados da ABCPública, os resultados preliminares de sua pesquisa, desenvolvida na University of Leeds (Inglaterra), sobre a comunicação parlamentar em contextos de violência. O estudo analisou 53 publicações feitas pelo Parlamento inglês relativas a três casos de violência contra parlamentares ocorridos entre 2016 e 2022, comparando-as com 795 publicações da Câmara dos Deputados brasileira sobre o ataque de 8 de janeiro de 2023 ao Congresso Nacional. O seminário abriu oficialmente as atividades de capacitação da associação em 2025. Cláudia Lemos é associada e ex-presidente da ABCPública, servidora da Câmara dos Deputados, e realiza atualmente seu estágio de pós-doutorado.

Embora a vocação natural do parlamento em uma democracia seja abrigar ideias divergentes e ser palco para debate de projeto de grupos que se opõem, esse cenário costuma impactar negativamente na percepção das casas legislativas pelo cidadão, como analisa a professora Cristina Leston-Bandeira, especialista em parlamento com quem Cláudia está trabalhando: “os parlamentos são fóruns que proporcionam a expressão de diferentes facções. Essas facções muitas vezes têm agendas contraditórias e podem competir com a própria instituição” (Leston-Bandeira, 2014).

Por isso, destacou Cláudia Lemos, as equipes de comunicação das casas legislativas analisadas perseguem a imparcialidade como característica que lhes confere credibilidade diante de públicos cada vez mais fragmentados. Essa necessidade foi a mais destacada nas entrevistas que ela fez com profissionais dos dois parlamentos, como parte do estudo.

Já o volume de publicações é um ponto de diferença entre os dois alvos da pesquisa. Enquanto a Inglaterra fez 58 publicações sobre três casos, o Brasil fez 795 publicações. A comunicação da Câmara tem um perfil de atuação mais jornalístico, que oferece cobertura intensa das atividades parlamentares. Já na Inglaterra as equipes de comunicação focam no atendimento à imprensa e na produção de conteúdo para redes sociais, não entendendo como seu trabalho complementar a cobertura da mídia externa. 

Confiança

A (falta de) confiança dos cidadãos nas instituções e na democracia foi a questão de fundo na apresentação. Cláudia trouxe dados de outras pesquisas que mostram, por exemplo, a dificuldade em obter resultados efetivos nas ações de combate à desinformação. 

Durante o debate realizado após a exposição, presidente da ABCPública, Jorge Duarte, enfatizou o papel do comunicador público como um influenciador da gestão pública: “Embora a comunicação não tenha poder decisório, devemos ter capacidade de influenciá-las na perspectiva da comunicação. Com nosso conhecimento e senso crítico, podemos subsidiar e contribuir significativamente para decisões dos gestores a partir de diagnóstico adequado e visão estratégica da comunicação”.

Por sua vez, o vice-presidente de coordenação regional da ABCPública, Armando Medeiros, reforçou a necessidade de ampliar o foco da comunicação pública na experiência efetiva dos cidadãos: “A experiência do usuário é um tema ainda ausente em nossa prática de comunicação pública. Ela é fundamental na interface direta com os cidadãos, influenciando fortemente a percepção que eles têm sobre o Estado. Nossa comunicação ainda está muito presa ao instrumental do jornalismo tradicional, que, por si só, não é suficiente para atender às demandas contemporâneas”.

A pesquisa conduzida por Cláudia Lemos será concluída em breve, e os resultados serão divulgados em artigo científico. Para você que é associado da ABCPública e não pode estar presente no bate-papo, acesse a intranet, na aba “Capacitação”, e assista a íntegra do evento.

O nosso próximo encontro de capacitação já está com inscrições abertas. É o Iº Seminário Mineiro de Comunicação Pública, que está sendo organizado pelos integrantes seção Minas da ABCPública, sob a coordenação do comunicador público Agnaldo Montesso. Clique aqui e inscreva-se.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *