Comunicação pública é destaque no 3º Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público

O 3º Congresso Nacional de Comunicadores do Ministério Público (Conacomp) encerrou na última sexta-feira, 29 de agosto, em Salvador, consolidando a comunicação pública como dimensão estratégica para fortalecer a credibilidade institucional e ampliar a relação de confiança entre o Ministério Público e a sociedade. Durante três dias, cerca de 100 profissionais de comunicação de Ministérios Públicos de todo o país debateram práticas, estratégias e desafios sob o tema “Comunicação estratégica e integrada na conexão entre MP e sociedade”.

Entre os participantes esteve o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Jorge Duarte, que participou da primeira rodada de debates. Ele destacou a importância de compreender a comunicação como política pública e não apenas como ferramenta de gestão. A programação contou com painéis, oficinas e apresentações de experiências, reforçando a necessidade de práticas comunicacionais que articulem transparência, integração e efetiva conexão social.

O Conacomp foi promovido pelo MPBA, pelo Fórum Nacional de Gestão e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Comunicação (CPCom), com apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), via Grupo Nacional de Comunicação (GNCom), presidido pelo procurador-geral de Justiça da Bahia. O encontro reafirmou o papel da comunicação pública como ponte entre instituições e cidadãos em um cenário de crescente demanda por diálogo e legitimidade democrática.

Jorge Duarte dividiu o painel inaugural, intitulado “Gestão estratégica na comunicação pública”, com Gabriela Wolthers, sócia-diretora da FSB Comunicação. Em sua apresentação, destacou que a comunicação pública deve ser compreendida como uma gestão estratégica e intencional, guiada por princípios e voltada ao interesse coletivo. Segundo ele, “a comunicação deve orientar, engajar e garantir a participação cidadã, fortalecendo políticas públicas e a confiança social”.

A programação do congresso incluiu ainda oficinas, painéis e palestras que abordaram temas contemporâneos para a comunicação pública, como inteligência artificial, comunicação interna e redes sociais.
O encerramento do evento foi conduzido pelo jornalista e documentarista Marcelo Canellas, que abordou o tema “Comunicação que rompe barreiras”, reforçando o papel da comunicação como instrumento de transformação social.

Participação da ABCPública

Além da presença de seu presidente, a ABCPública esteve representada por diversos integrantes que participaram ativamente das atividades do congresso, contribuindo com reflexões e experiências sobre os desafios e avanços da comunicação pública no Brasil.

O associado Jun Tomikawa, Secretário de Comunicação Adjunto do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), ressaltou a relevância do evento: “O Conacomp reafirma a importância da comunicação pública como eixo estratégico para a transparência, a governança democrática e a promoção de direitos. É um espaço fundamental para o fortalecimento da atuação comunicacional dos Ministérios Públicos e para o diálogo com a sociedade”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *