Campanha Nacional #IncluiComunicaçãoPública
MANIFESTO NACIONAL LANÇADO DIA 06 DE SETEMBRO DE 2015
Disponível em Petição na Avaaz –https://secure.avaaz.org/po/petition/RenatoJanine_gabinetedoministromecgovbr_CRUB_crubcruborgbr_Criar_a_disciplina_de_Comunicacao_Publica/?txykfjb
#IncluiComunicaçãoPública
#Todospelodiálogodetodos
Manifesto
Nós, professores e pesquisadores da Comunicação Pública de universidade públicas, comunitárias, confessionais e privadas, estudantes e profissionais da Comunicação, agentes da administração pública, representantes de instituições, públicas, privadas e do terceiro setor, e atores sociais interessados no direito à comunicação como um direito humano, propomos a inclusão da disciplina de “comunicação pública” nos currículos dos cursos de jornalismo, publicidade, audiovisual, relações públicas, mídias digitais, gestão pública, correlatos e afins.
Referida inclusão é necessária para qualificar os nossos cursos de Comunicação, preponderantemente voltados à formação de mão-de-obra para atender a demandas privadas, bem como para dotar o profissional de comunicação da condição de atuar também em órgãos públicos que se pautam pelo interesse público, pela promoção da cidadania e pelo diálogo com os diferentes grupos sociais.
Referida inclusão é oportuna, no momento o que se tenta ampliar o debate sobre o direito à comunicação nos âmbitos do Estado e da sociedade – incluída a Universidade -, como condição ao fortalecimento desse mesmo Estado, da legitimação dos governos, parlamentos e tribunais, bem como do estímulo à cidadania ativa e à democracia participativa, manifestada nos formatos analógico e/ou digital.
Referida inclusão é importante porque resgata o estudo crítico sobre as diferentes mídias redimensionando o papel da comunicação como um espaço estratégico para que os cidadãos e as cidadãs possam participar ativamente da vida política, fiscalizando e cobrando a promoção de seus direitos.
Referida inclusão é imprescindível ao processo democrático fortalecendo o sentido da comunicação social em sua complementariedade, pública e privada, garantindo a formação dos segmentos da comunicação que abrangem as instituições estatais, educativas públicas, universitárias e comunitárias.
Finalmente, a implantação da disciplina de comunicação pública possibilita a construção de uma agenda de debates pluralista que reflita sobre a relação entre políticas públicas, comunicação, cidadania, direitos humanos, sustentabilidade e participação popular.
Professores de diversas instituições estão lançando uma campanha pela inclusão da disciplina Comunicação Pública nos novos currículos de cursos como jornalismo, publicidade, audiovisual, relações públicas, mídias digitais, gestão pública.
Apresentada por meio do Observatório Latino Americano de Indústrias Digitais a campanha#IncluiComunicacaoPublica reúne professores, estudantes, pesquisadores, profissionais da administração pública, políticos e instituições do terceiro setor.
Os idealizadores da campanha são a Cosette Castro (UCB/DF), Álvaro Benevenuto Jr. (UCS/RS), M. Alberto Perdigão (Unifor/CE) e Alice Campos (Frenavatec/Universidade Nova de Lisboa). Eles entendem que por meio da disciplina de Comunicação Pública “é possível dotar o profissional de comunicação da condição de atuar em mídias públicas e em órgãos instituições que se pautam pelo interesse público, pela promoção da cidadania e pelo diálogo com os diferentes grupos sociais”.
Sete Maneiras de apoiar a campanha #IncluiComunicacaoPublica
- Assine a petição do Avaaz
Twitter: utilize a hashtag #IncluiComunicacaoPublica - Envie a logomarca (aberta) da sua instituição para anexar ao site da Campanha. Envie para o email:Incluicomunicacaopublica2015@gmail.com
- Faça uma foto com arte da campanha e envie para o Facebook
- ou email Incluicomunicacaopublica2015@gmail.com
- Grave um vídeo explicando porque você gostaria que a Comunicação Pública fosse incluída nos currículos universitários e divulgue nas redes sociais digitais
- Conheça e curta o canal no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCRGpBcBeFQ3kds8_shx4XDg )
- Divulgue as informações e notícias da campanha Incluicomunicaçãopública, nos materiais de divulgação, redes sociais digitais e mala direta da sua instituição
Organização:
Observatório Latino-Americano das Indústrias de Conteúdos Digitais (OLAICD)
Coordenadores da Campanha:
Dra. Cosette Castro (UCB – Centro-Oeste) – cosettecastro2012@gmail.com
Dr. Álvaro Benevento Jr. (UCS – Sul) – abenevenutojr@gmail.com
Alberto Perdigão (Unifor – Nordeste) – aperdigão13@gmail.com
Esp.. Alice Campos (Frenavatec – Uni. Nova Lisboa) nareal.alice@gmail.com
Mail institucional da campanha: Incluicomunicacaopublica2015@gmail.com
Mídias Digitais usadas:
Facebook pagina IncluiComunicaçãoPública – https://www.facebook.com/Incluicomunica%C3%A7%C3%A3op%C3%BAblica-1648401725374799/timeline/
Petição na Avaaz –https://secure.avaaz.org/po/petition/RenatoJanine_gabinetedoministromecgovbr_CRUB_crubcruborgbr_Criar_a_disciplina_de_Comunicacao_Publica/?txykfjb
Hashtag #IncluiComunicaçãoPública
Twitter – #IncluiComunicaçãoPública
Página web – http://incluicompublica.wix.com/campanha
Canal no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCRGpBcBeFQ3kds8_shx4XDg
Objetivos:
- Incluir a disciplina de Comunicação Pública nas novas grades curriculares de todas faculdades de Comunicação em todo país;
- Incentivar o debate sobre comunicação pública entre diferentes grupos sociais.
- Criar, a médio prazo, uma nova cultura de participação em comunicação pública.
Justificativa:
Até hoje as faculdades de Comunicação têm um déficit com a comunicação pública brasileira, já que menos de 10% das universidades (federais, estaduais, municipais, comunitarias, confessionais e privadas) possui a disciplina de Comunicação Pública em seus cursos. Isso faz com que os estudantes e futuros profissionais se preparem para trabalhar no mercado privado ignorando o amplo universo das mídias públicas, das políticas públicas e a dimensão da comunicação como um direito humano.
Apoios Institucionais:
Frenavatec; EBC; Barão do Itararé – Brasília, CFEMEA; Sindicato dos Jornalistas-DF, Comsefe/Senado, Intercom
UCB (falta enviar logomarca)
Data de lançamento da campanha:
06 de setembro no Congresso Nacional da Intercom – Sociedade Brasileira de Pesquisa Interdisciplinar em Comunicação (este ano reuniu 4mil 500pessoas)
Tempo de Campanha:
Até final de outubro – 2015, quando todas as universidades deverão entregar a nova grade curricular para o MEC
Públicos Alvo:
– Público 1 – Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de Comunicação, associações de pesquisadores (Intercom, Compós), associação das associações – Socicom
– Público 2 – agências de pesquisas – Capes, Cnpq, SBPC, Conselho Nacional de Educação (CNE) e Conselho de Reitores Universitários do Brasil (CRUB), MEC.
– Público 3 – ministros, instituições públicas federais e estaduais, SECOM, etc.
– Público 4 – comunidades e movimentos sociais
– Público 5 – audiência em geral, não oganizada
Proposta:
Envolver a sociedade no debate sobre a importancia da comunicação pública e fazer com que as pessoas a sintam como um direito seu.
- Nível político
- Proposta: Sensibilizar governantes e gestores sobre o papal estratégico da comunicação pública, mais além do seu papel meio, instrumental
- Momento atual: Ministro das Comunicações aderiu à campanha com foto e vídeo; representantes da Presidência da República apoiaram a campanha
- Nível educacional
- Proposta: Estimular o debate dentro das faculdades e conseguir a inclusão da disciplina em todos os cursos de Comunicação (Jornalismo, RP, Publicidade, gestão em comunicação, Mídias Digitais, etc)
- Momento atual: contato com CNE e CRUB, divulgação em grupo de professores e pesquisadores
- Nível Sociedade Civil não-organizada
- Proposta: envolver toda a sociedade no debate sobre a importância da comunicação pública e fazer com que sinta a comunicação pública como um direito seu; aumentar a audiência das midias públicas
- Momento atual: páginas pessoais no FB, petição na Avaaz e a página IncluiComunicaçãoPublica, página web da campanha, divulgação nas mídias públicas da EBC
- Nível Comunitário/movimentos socials
- Proposta: mobilizar os movimentos sociais do país para debater e pautar o tema em seus grupos de atuação
- Momento Atual: CFEMEA, Barão do Itararé/BSB, Sindicato Jornalistas –DF e ABTU, já aderiram a campanha
- Nível instituições públicas
- Proposta: que as instituições públicas fortaleçam a campanha e ganhem mais visibilidade no país
- Momento atual: apoio EBC e Astral, Comsefe/ Senado