A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) manifesta preocupação e repúdio aos episódios registrados nesta terça-feira (9), na Câmara dos Deputados, envolvendo agressões a jornalistas, restrições ao acesso da imprensa e à transmissão de imagens do Plenário.
Em uma democracia, o parlamento deve ser espaço de diálogo e de resolução de conflitos sem violência. Da mesma forma, deve ser o espaço onde o princípio da transparência é afirmado e protegido, jamais suprimido.
A ABCPública se solidariza com os profissionais agredidos e com aqueles que atuaram para garantir a legalidade e a transparência dos atos naquele espaço. Também defende que os fatos sejam apurados e que eventuais responsabilidades sejam estabelecidas.
Comunicação pública não é concessão – é dever do Estado. Liberdade de imprensa não é privilégio corporativo – é direito da sociedade. O espaço público não se constrói com silenciamento, violência ou interrupção do fluxo de informação, mas com respeito, diálogo, escrutínio e prestação de contas.
