CURSO COMPLETO EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA 2025

Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) são parceiras nesse programa. Juntas, desenharam um curso focado na ideia de que a comunicação pública atual demanda inovação, estratégia e linguagem simples para a democratização. O curso aborda temas essenciais para profissionais de comunicação, que vão desde a adaptação ao ambiente digital até a gestão de crises. Aprenda a navegar por um cenário em constante transformação por meio de
técnicas de planejamento de comunicação pública, estratégias em relações com a mídia e mensuração de resultados.

Os encontros são on-line, por meio do aplicativo Zoom.

O curso é destinado aos profissionais de comunicação atuando em órgãos públicos, empresas estatais ou instituições relacionadas ao serviço público, que desejam aprimorar suas habilidades, ampliar sua rede de contatos e assumir um papel de liderança no cenário da comunicação pública.

A inscrição é uma reserva de vaga e não será cobrado nenhum valor. Você só realizará o pagamento se o curso atingir o quórum suficiente para ser confirmado. O curso poderá ser confirmado até 7 dias antes da data de início.

Programação 2025


  • Horário e Local
  • Investimentos
  • Instrutores
Horário e local

Os encontros serão online, através do ZOOM. 

Atendimento

Lidiane Minhoto
(11) 5627-9090 Ramal 845
lidiane@aberje.com.br

Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

Valores para o curso completo:

Associados: R$ 6.000,00 (associados Aberje e ABCPública)
Não associados: R$ 8.250,00

VOCÊ ECONOMIZA MAIS DE 30% comprando o curso completo com todas as aulas.

Valores por aulas:

Associados: R$ 880,00 (associados Aberje e ABCPública)
Não associados: R$ 1.320,00

Formas de pagamento:
  • Boleto Bancário (à vista): Assim que o curso for confirmado, nosso departamento financeiro providenciará o faturamento. A nota é enviada por e-mail da Prefeitura do Estado de São Paulo e o boleto é emitido no mês vigente ao curso, enviado por e-mail pelo Banco Itaú, em forma de um link eletrônico.
  • Boleto Bancário (parcelado): Pagamento em até 4x no boleto bancário.
  • Depósito identificado em conta: A Nota Fiscal é enviada por e-mail do responsável pela inscrição com os dados para pagamento. A Nota Fiscal também é enviada via Seedex com a Certidão de Isenção de Imposto. Enviar comprovante por e-mail para cursos@aberje.com.br, indicando nome e data do curso.
  • Empenho: Aceito somente se for recebido antes do curso. Emitimos Nota Fiscal.

   Jorge Duarte (curador do curso)  

Jornalista, relações-públicas, mestre e doutor em Comunicação. Atua na Embrapa desde 1990, onde é Gerente de Comunicação Estratégica na Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas. Escolhido por profissionais de comunicação organizacional e jornalistas em 2015, 2016 e 2017, um dos cinco Executivos de Comunicação Corporativa do Centro-Oeste. Atuou em jornais e rádios e foi proprietário de agência de comunicação. Durante oito anos (2004-2012) atuou na Secom da Presidência da República, onde foi assessor especial e Diretor do Núcleo de Comunicação Pública. É autor/organizador dos livros “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia” e “Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação”, “Ciência para comunicação, comunicação para ciência”, “No Palácio, com a Imprensa” e “Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade interesse público”. É diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública).


   Emiliana Pomarico (curadora do curso)

Relações-públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e tecnóloga em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista. É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP (PPGCOM) em Ciências da Comunicação. Trabalha como Gerente Executiva da Escola Aberje de Comunicação na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.    


   Paulo Nassar (coordenador do curso)  

Diretor-Presidente da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pós-doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione, Milão, Itália. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP). É Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP). Autor de inúmeras obras no campo da Comunicação.


Vivian Rio Stella

Sócia-fundadora e principal consultora da VRS Cursos, Palestras e Coaching (www.vrscursos.com.br). Professora de cursos de extensão da Unicamp e de disciplinas de graduação na Uniancheta. Ministra cursos, workshops e disciplinas de MBA na Aberje, na Atingire e na Integração Escola de Negócios. Graduada e doutora em Linguística pela Unicamp. Pós-doutora pelo LAEL/PUC-SP e membro do Grupo de Estudos Linguagem, Enunciação e Trabalho. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching e habilitada a aplicar a ferramenta Big Five.


   Érica dos Santos Abe

Jornalista formada há 15 anos, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2018), onde também se tornou especialista em Desenvolvimento Sustentável (2008). Com ampla experiência em ambientes digitais, trabalhou com cobertura em tempo real pelo Correio Braziliense e pelo G1.com.br. Atuou na formulação e reformulação de sites institucionais na Associação Nacional de Procuradores da República e na Confederação Nacional dos Transportes, onde também coordenou equipes multimídia de produção de conteúdo para sites e redes sociais. Na FSB desde 2014, tem ampla experiência na área pública, coordenandode equipe de redes sociais da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República e do Ministério dos Transportes, com resultados expressivos de ampliação de presença digital, incluindo a coordenação de produção de hotsites. Atualmente, é diretora de Estratégia Digital da Vertical Pública da FSB Comunicação em Brasília (DF) e professora de Monitoramento, Métricas e Avaliação na Especialização em Jornalismo Digital do Centro Universitário Iesb.


   Armando Medeiros de Faria

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduação em Comunicação Empresarial e Governamental (Fafi-BH). Foi diretor de comunicação e marketing do Banco do Brasil, dirigente do Núcleo de Comunicação Pública da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e coordenador de comunicação da Autoridade Pública Olímpica (APO). Lecionou na PUC-MG, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília, Iesb e Uniceb. Autor de diversos textos acadêmicos. É consultor e coordenador de projetos especiais da LS Comunicação, em São Paulo.


Carlos Netto

Carlos Netto, mestre em História Social (UERJ) e Ciência da Informação (UFRJ). Doutor em Psicologia Organizacional (USP) e Pós-doutorado em Comunicação Social (USP). Professor associado da FIA e Uol EDTech. Dirigente da Inspirartes Cultural, unindo narrativas de comunidades em situação de risco social e nomes de destaque da cultura nacional. Trabalhou durante anos na área de Comunicação Corporativa do Banco do Brasil, sendo diretor por 8 anos.


Marcos Andre Costa

Em sua trajetória profissional de mais de 25 anos, trabalhou em empresas de consultoria, energia (óleo e gás), logística, varejo, entretenimento e comunicação, nas quais liderou e desenvolveu projetos no Brasil e em países da América Latina, atuando em cargos executivos nas áreas de Comunicação Corporativa/Institucional, Pesquisa de Mercado e de Opinião, Planejamento de Comunicação, Marketing, Atendimento ao Cliente/Consumidor e Comercial/Vendas. Publicitário, pós-graduado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos e em Gestão com Ênfase em Negócios, atualmente é mestrando em Comunicação e pesquisador dos temas “Gerenciamento de Crises” e “Métricas e Indicadores de Comunicação”.


Wilson Bueno da Costa

Jornalista, professor sênior da USP, com mestrado e doutorado em Comunicação. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado. Já orientou 120 dissertações e teses em Comunicação e Jornalismo, tem cerca de 15 livros (impressos e digitais) publicados e atuou como consultor na elaboração de Política de Comunicação Institucional para mais de uma dezena de instituições públicas e privadas (universidades, institutos federais, empresas de pesquisa e privadas).


Hélio Doyle

Presidente da EBC, jornalista, foi professor de Comunicação da UnB por 28 anos. Atuou como consultor de comunicação e política. Membro da ABI, Camp e Abradep. Hélio Doyle trabalhou como repórter, editor e chefe de redação em veículos como Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, Jornal de Brasília, Folha de S.Paulo, Rede Globo, Veja, Isto É e Jornal do Brasil. Foi chefe da Assessoria de Imprensa no Governo do Distrito Federal. É autor dos livros “Assim é a velha política” e “Interregno – o feitiço de Tobago”.


Heloísa Fischer

Educadora e comunicadora especializada em Linguagem Simples. Criou o Método Comunica Simples. Mestre em Design e especialista em Cultura do Consumo pela PUC-Rio, é graduada em Jornalismo pela UFRJ e certificada em Gestão de Mudanças pelo HCMBOK®.
De 2021 a 2024, integrou a diretoria da Plain Language Association International (PLAIN). Cofundou a Rede Linguagem Simples Brasil.
Autora do livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, a primeira obra em português sobre Linguagem Simples em governo digital.
Seu curso online “Primeiros passos para uso de Linguagem Simples”, oferecido pela Enap, já certificou mais de 35 mil pessoas, promovendo comunicação clara e inclusiva. Seu foco atual é a crise climática.


Jose Otaviano Pereira

Sócio Diretor da agência de propaganda Nova S.A. desde março de 2018. Graduado em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal e Administração de Empresas pela UPIS (DF). Com 39 anos de experiência em gestão de empresas, negócios e marketing. Foi Diretor de Negócios dos Correios, onde liderou departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, Planejamento Estratégico, Comunicação e Marketing. Também trabalhou na Secom da Presidência da República como Secretário de Comunicação Integrada, Secretário Executivo e Diretor Comercial em empresas de TV e mídia impressa.


  Patricia Roedel

É jornalista, servidora pública, consultora e instrutora de Linguagem Simples. Autora do livro Manual de Linguagem Simples. Foi relatora na ABNT da noma brasileira de Linguagem Simples. Integrou os núcleos gestores da Rede Linguagem Simples Brasil e do Linguagem Simples Lab. Integra a Plain Language Association International. É conselheira consultiva da ABCPública.


  Welkey Costa

Sonhador público, coordenador do Labluz e professor de pós-graduação. Cientista da Computação, com MBA em Gestão de TI pela UFRN, MBA em Gestão Judiciária pela FGV e Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Vencedor nacional do Prêmio Santander Universia na categoria inovação.


  Olivia Forat

É servidora pública, pesquisadora social e educadora. Integra a equipe do Laboratório de Inovação Pública – Lab11, sendo responsável pelo Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo. O Lab11 faz parte da Secretaria de Gestão, na Escola Municipal de Adminstração Pública de São Paulo. É formada em Ciências Sociais pela USP e no programa internacional de mestrado LAGLOBE.

Parceiros