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PROGRAMA AVANÇADO EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA 2021

Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) estão atuando juntas no objetivo de valorizar e construir práticas de comunicação que atendam as necessidades de informação e interação da sociedade com o Estado e do Estado com a sociedade. Um dos resultados da parceria é este programa de longa duração (60 horas) com 10 aulas sobre comunicação na área pública, voltado para profissionais da área. Para isso, Aberje e ABCPública reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade. Eles vão discutir casos e apresentar visões e práticas a partir do novo ecossistema informativo em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente. O curso terá aulas, seminários, debates e produção de conteúdo para acesso público sobre experiências e conhecimento de professores e alunos. Convidamos você a participar desse processo e ajudar a qualificar a comunicação na área pública no Brasil.

Programação 2021

Comunicação Pública e os desafios dos novos tempos
Data: 15 de maio de 2021
Cláudia Lemos, Jorge Antonio Menna Duarte, Paulo Roberto Nassar de Oliveira, Hamilton dos Santos e convidados

Os encontros serão online, através do ZOOM.
Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download


Desafios dos novos tempos:

O que mudou na comunicação nos últimos 12 meses e pra onde a estamos indo?
Gerenciando uma crise permanente

Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública
Data: 22 e 29 de maio de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutora: Cláudia Lemos

Os encontros serão online, através do ZOOM.
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1) Introdução sobre a importância do tema
Na maioria das organizações públicas, o planejamento estratégico foi incorporado aos métodos, ou pelo menos ao discurso sobre gestão. Apesar disso, as equipes de comunicação têm dificuldade em extrair resultados da nova cultura, seja porque os profissionais da área vêem os instrumentos de planejamento como burocráticos e incompatíveis com o ritmo das demandas da área, seja porque esses métodos são de fato pouco adaptados à comunicação. Entretanto a exigência cada vez maior de resultados, a restrição de recursos e o ambiente de profundas mudanças na comunicação e na política impõem a necessidade de avaliar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. É para isso que o curso pretende contribuir, apresentando recursos de planejamento formatados de maneira que seja viável sua aplicação no setor público brasileiro.

2) Objetivos do curso

  1. Sensibilizar os alunos para a eficácia do planejamento como recurso para melhorar resultados de iniciativas de comunicação pública.
  2. Familiarizar os alunos com metodologias de planejamento em comunicação.
  3. Capacitar os alunos a empregar metodologias simplificadas de planejamento em comunicação pública.

3) Programa do curso
Políticas, programas, planos e projetos em comunicação. Etapas do planejamento. Estratégia e planejamento em comunicação. Relacionamento com stakeholders. Comunicação e estratégia organizacional. Os modelos de comunicação. Comunicação integrada: a operacionalização. Avaliação em comunicação.

4) Benefícios para os participantes
Ao participar deste curso, o aluno conhecerá técnicas de planejamento de aplicação prática em comunicação e irá experimentar como utilizá-las. Também serão apresentados exemplos de uso dessas técnicas para melhorar os resultados das instituições.

5) A metodologia aplicada
O curso incluirá indicações de leituras prévias e posteriores sobre metodologia de planejamento e estudos de casos, aula expositiva, exercícios individuais e em grupo. Incluirá ainda o seminário “Fazendo comunicação pública na prática”, com Bob Vieira da Costa, presidente da Nova-SB, agência especializada em Comunicação Pública.

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Comunicação Pública e relações com as mídias: muito além de assessoria de imprensa
Data: 12 e 19 de junho (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutor: Jorge Duarte

Os encontros serão online, através do ZOOM.
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1) Introdução sobre a importância do tema
Relacionamento com a imprensa é desafio relevante para organizações públicas há algumas décadas e, muitas vezes, uma das atividades mais críticas. Nos últimos anos, com as transformações no ecossistema de informação, a atividade aprofundou a necessidade de qualificar a relação com jornalistas e, particularmente, a maneira como organização e fontes interagem com a sociedade. As transformações exigem novas estratégias, instrumentos e formas de atuação de maneira a garantir a qualidade da informação à sociedade, mediada ou não pela imprensa. É o que será tratado no curso

2) Objetivos do curso
Contribuir para a qualificação e crescimento profissional dos participantes, capacitando-os para atuar de maneira proativa e estratégica na gestão e operacionalização da comunicação
Capacitar em práticas de atendimento à imprensa e relacionamento com veículos de comunicação e jornalistas
Capacitar no desempenho do novo papel estratégico da imprensa para informação ao cidadão e divulgação da atividade pública
Compreender o papel, potencial e uso dos instrumentos de relacionamento com a imprensa;
Qualificar a relação com jornalistas, dirigentes em busca da melhor informação à sociedade

3) Programa do curso
Estratégia em Comunicação: o que é e como fazer
As transformações no sistema de informação e a atuação do assessor de imprensa
Estratégia em assessoria de imprensa
Mensagens: capacitando porta-vozes institucionais
Discussão de questões apresentadas pelo grupo

4) Benefícios para os participantes
O participante deverá passar a ter uma visão abrangente e atual do papel estratégico, responsabilidade, atuação e possibilidades dos profissionais de comunicação em sua atuação para relacionamento e informação com jornalistas e na informação a seus públicos e à sociedade.

5) A metodologia aplicada
Apresentação expositiva com diálogo entre palestrante e participantes

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Gestão de riscos e crises em comunicação: uma agenda permanente
Data:  26 de junho e 3 de julho (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutor: Armando Medeiros de Faria

Os encontros serão online, através do ZOOM.
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1) Ementa:
Desafios teóricos e práticos. Conceituação básica: cisne negro e o padrão crise” na comunicação. A convergência de riscos: mídia tradicional e digital. Poder público e política no Brasil: mapeamento de riscos. Lições sobre o inesperado.

2) Justificativa:
Na administração pública – objeto de intensa cobertura da imprensa e novas mídias, alvo das ações de fiscalização de agências reguladoras e órgãos de controle, de grupos de pressão e da atividade parlamentar – a gestão de riscos é agenda permanente. A admirável capacidade de multiplicação desordenada de conteúdos e a consolidação de novos formatos de informação, geram redobrado cuidado sobre a reputação das instituições e de suas lideranças. Como enfrentar à catástrofe da exposição negativa e como resistir aos impactos de eventos críticos? É possível antecipar e prever? Embora instrumentos de prevenção e mitigação de crises sejam imprescindíveis, os riscos no novo ecossistema informativo – cuja característica central é a velocidade – desafiam as respostas tradicionais. Deve-se levar em conta o aleatório, a permanente incerteza e o impacto de algo não previsto. A qualificação dos gestores da área de comunicação para o gerenciamento de crises consiste, sobretudo, na capacidade de construir estratégias de resilência.

3) Objetivos do curso:
Proporcionar capacidade teórica-analítica para compreender a especificidade das crises de comunicação na esfera das instituições e órgãos do Estado;
Permitir ao gestor a identificação correta sobre a gênese das crises e os desdobramentos imediatos (ações reativas e proativas);
Consolidar a cultura preventiva (planejamento) e apresentar instrumentos e ferramentas úteis para o gerenciamento de crises (planos de emergência/contingência, manuais, etc.);
Estudar e comparar diferentes situações de crise;
Captar as estratégicas dos atores sociais e grupos de pressão durante os processos de crise de comunicação;
Qualificar os agentes públicos para atuar estrategicamente em situações de crise;

4) Benefícios/resultados esperados:
Ao final do módulo os gestores de comunicação estarão mais habilitados para:
enfatizar mais a gestão de riscos (identificar e conhecer, mapear);
incorporar a dimensão “política” no gerenciamento de crises;
desenvolver políticas e práticas de atuação inspiradas nos princípios apresentados: incorporar no dia-a-dia profissional as modernas ferramentas de gestão de comunicação em situações de crise;

5) Programa do curso:
Revisão de conceitos:
a relevância do desconhecido.
A administração pública: riscos políticos e de gestão/formulação de políticas públicas.
Como lidar com a vulnerabilidade e incertezas da política.
Instrumentos e procedimentos: qual melhor modelo para antecipar, reagir e sobreviver.
Lições práticas: a necessidade de cultivar a resiliência.

6) Metodologia aplicada:
Exposições; debates; sessões de vídeos; discussão de situações práticas no cotidiano da comunicação pública;

7) Indicações bibliográficas:
TALEB, Nassim. A lógica do cisne negro: o impacto do altamente improvável. Rio de Janeiro. Editora BestBusiness, 2018.
WEBER, Maria Helena; COELHO, Marja Pfeifer e LOCATELLI, Carlos (org.). Comunicação pública e política: pesquisas e práticas. Florianópolis, Ed. Insular, 2017.
THOMPSON, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2002.

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Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização
Data:  17 e 24 de julho de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutora: Érica Abe

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1) Introdução sobre a importância do tema
A comunicação pública está fortemente impactada pela cultura digital. No Brasil, mais de 60% da população acessa a internet com frequência, sendo que a maior parte dela utiliza celulares para isso – o que facilita o acesso à rede mundial de computadores. Essa forte adoção do comportamento digital pela população faz com que os entes públicos sejam demandados por soluções que utilizem ferramentas dessa nova comunicação pelo cidadão. Esses recursos devem não só integrar a estratégia geral de comunicação, mas também ter uma estratégia própria da produção digital, contemplando as especificidades deste meio.

2) Objetivos do curso
Apresentar a cultura digital e seu impacto no ambiente da comunicação pública
Estimular a reflexão sobre os caminhos profissionais e das organizações, desenvolvendo capacidade de planejar e gerenciar projetos de comunicação digital
Indicar metodologias que para a construção de planejamento e ações focadas no mundo digital

3) Programa do curso
O universo e a cultura digitais. Características da sociedade em rede.
Comunicação Pública Digital e Comunicação Pública Integrada.
Profissionalização do mercado de trabalho: novos profissionais e novos produtos
Estratégias para comunicação digital. Monitoramento. Produção de conteúdo. SAC 2.0
Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos, redes sociais, etc.

4) Benefícios para os participantes
Ao concluir o curso, o participante será capaz de elaborar estratégias de comunicação utilizando ferramentais digitais, de maneira isolada ou integrada com outras ações de comunicação. Também estará apto a contratar e supervisionar a qualidade de contratos de serviço de comunicação digital.

5) A metodologia aplicada
Aulas expositivas. Apresentações de cases.

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Mensuração da Comunicação na área pública
Data:  31 de julho e 14 de agosto de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutora: a definir

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1) Introdução sobre a importância do tema
A gestão da comunicação nas organizações contempla atividades de planejamento, execução e controle de resultados, avaliando a sua contribuição para a estratégia do negócio. Entender quais são os instrumentos de medida de resultados faz parte das competências exigidas de um profissional de comunicação. É fundamental que ele tenha uma base teórica de excelência para escolher a melhor metodologia de mensuração dos resultados de programas, projetos, campanhas e meios de comunicação.

2) Objetivos do curso
Contextualizar a mensuração de resultados de comunicação.
Discutir possibilidades de avaliação das ações de comunicação.
Capacitar o comunicador a gerenciar pesquisas/mensuração.
Construir um modelo de questionário de avaliação.
Simular mensuração de comunicação.
3) Programa do curso

Conceitos básicos de mensuração
A importância do planejamento
Métodos de abordagem para coleta de dados
Definição de performance por tipo de indicador
Modelos de mensuração
Efetividade, eficiência e eficácia
Análise dos resultados
ROI aplicado a ações de comunicação para públicos interno e externo
Como medir um projeto de comunicação

4) Benefícios para os participantes
Desenvolver e/ou aprimorar competências de mensuração em projetos de comunicação na área pública.

5) A metodologia aplicada
Exposição oral dialogada, estudo de caso, simulação.

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Gestão da Comunicação Interna: informação e diálogo com empregados da área pública
Data: 21 e 28 de agosto de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutor:  Carlos Netto

Os encontros serão online, através do ZOOM.
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1) Importância do tema

A gestão da comunicação interna é um desafio para todos os profissionais da área pública. Muitos são os caminhos e as possibilidades a serem adotadas. A cobrança por soluções eficientes e resultados reais aumenta diariamente a pressão nos profissionais de comunicação pública. Serão abordados conceitos e tendências da área de comunicação interna, alguns estudos de casos, mas principalmente as experiências dos profissionais da área pública participantes serão aproveitadas durante o curso para um amplo debate e busca de uma reflexão conjunta.

2) Objetivos do curso

  1. Contextualizar as principais tendências da área de comunicação interna.
  2. Identificar os principais gargalos a serem superados.
  3. Buscar alternativas viáveis e contextualizadas para a realidade da área pública e das organizações participantes.
  4. Apoiar os profissionais que trabalham com a comunicação interna das organizações públicas a identificarem caminhos para aprimorar sua gestão.

3) Programa do curso

  1. Principais tendências da comunicação interna nas organizações públicas.
  2. Reflexões sobre os desafios que os profissionais de comunicação pública enfrentam no seu dia a dia em relação ao diálogo com empregados.
  3. Principais armadilhas e erros na gestão da comunicação interna.
  4. Alternativas para enfrentar a complexidade do dia a dia do trabalho.
  5. Mostra de diversos cases de sucesso com ações diferenciadas e eficientes de comunicação interna

4) Benefícios para os participantes
Os participantes terão a oportunidade de discutir e debater os principais desafios da gestão da comunicação interna na atualidade. Terão a oportunidade de trocar experiências, comentar situações reais e tempo para refletir os seus principais desafios. O dia a dia acaba impedindo uma reflexão mais profunda e um planejamento das principais demandas das organizações.

5) A metodologia aplicada
Trabalharemos com uma metodologia mista. Serão abordados conceitos e tendências da área de comunicação interna, alguns estudos de casos, mas principalmente as experiências dos participantes serão aproveitadas durante o curso para um amplo debate e busca de uma reflexão conjunta.

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Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública
Datas: Dias 11 e 18 de setembro de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutora: Vivian Rio Stella

Os encontros serão online, através do ZOOM.
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1) Introdução sobre a importância do tema
Compor e engajar equipes, lidar com diferentes expectativas e perfis, gerenciar processos e conflitos são alguns dos desafios dos profissionais de diferentes áreas que atuam como líderes, inclusive na área pública. E, muitas vezes, a principal causa do não cumprimento de metas pode ser a falta de habilidade do próprio líder em gerenciar pessoas. Por isso, nesse curso, serão propostas reflexões e atividades para aprimorar essa habilidade. Vale ressaltar que não há uma única forma de lidar com as mais diferentes equipes e situações, mas serão discutidas boas práticas adaptáveis aos mais distintos contextos que envolvem a comunicação pública.

2) Objetivos do curso
Capacitar os participantes a atuar como líder coach e a se comunicar de forma assertiva.
Habilitar os participantes a gerenciar conflitos por meio de atitudes e habilidades de influência e comunicação.
Estimular os participantes a aprimorar sua percepção, empatia e escuta ativa.

3) Programa do curso (temas principais que serão abordados)

  1. Macrotendências da liderança do futuro
  2. Formação de equipe
  3. Diferentes estilos comunicativos (Jung)
  4. Papel do feedback na gestão de equipe
  5. Definição de critérios de avaliação de desempenho e alinhamento de expectativa
  6. O líder comunicador: quem é ele e como age
  7. Assertividade
  8. Escuta ativa
  9. Habilidades comunicativas:
  10. Golden Circle da comunicação
  11. Princípios de eficácia da mensagem: clareza, concisão, adequação, ordenação, relevância e concisão;
  12. Recursos verbais e não verbais que favorecem a comunicação.

4) Benefícios para os participantes
Desenvolver e/ou aprimorar competências comunicativas para estabelecer melhores relações interpessoais, para gerenciar pessoas e processos e para minimizar conflitos.

Aumentar a credibilidade e efetividade da organização graças a uma comunicação assertiva e voltada para a resolução de conflitos e para o bom clima organizacional.

5) A metodologia aplicada
Exposição oral dialogada, estudo de caso, simulação, análise e discussão a partir de cenas de filmes.

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Gestão de publicidade, marketing e patrocínio
Datas: Dias 25 de setembro e 2 de outubro de 2021 (sábado), das 14h às 17h (6 horas)
Instrutores: Mariana Montoro

Os encontros serão online, através do ZOOM.
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1) Importância do tema:
Custos e prejuízos envolvendo atraso em entregas, refações, desperdício de energia e dedicação das equipes e adiamento de alcance de resultados configuram grandes desafios à gestão das organizações. Como brifar adequadamente? Como negociar? Como desenvolver um plano estratégico com ações de publicidade, marketing e patrocínios?

2) Objetivos do curso:
Capacitar o gestor de comunicação pública a gerenciar marcas
Promover o exercício do pensamento estratégico da elaboração de briefing em comunicação e marketing, por meio da reflexão sobre o relacionamento entre clientes e fornecedores,
Levar ao entendimento sobre o processo de compartilhamento de significado entre os agentes envolvidos no processo de criação, da revisão dos princípios de planejamento em publicidade e marketing
Auxiliar o gestor em suas decisões estratégicas em relação aos patrocínios

3) Programa:

  1. Conceitos de publicidade, marketing, branding;
  2. Elementos e tipologias em publicidade;
  3. Marketing e patrocínio: uma visão integrativa;
  4. O briefing;
  5. A negociação com empresas contratadas;
  6. Planos e processos de marketing, publicidade e patrocínio;
  7. Gestão da terceirização: como melhor aproveitar contratos e serviços.

4) Benefícios para os participantes:
Maior clareza sobre a gestão da marca na comunicação.

5) Metodologia:
Aula expositiva, estudos de caso, dinâmicas em grupo.

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Seminários de Comunicação Pública
Datas: Dias 9 e 16 de outubro de 2021 (sábado), das 14h às 18h (8 horas)
Os encontros serão online, através do ZOOM.
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Cases apresentados pelos alunos do curso e debate. Aberto ao público

Coordenação: Jorge Duarte e Emiliana Pomarico

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