As iniciativas de Comunicação Pública desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foram abordadas na 3ª edição do projeto Diálogos ABCPública no último dia 27 de janeiro. O encontro contou com a participação do 1º Ten BM Henrique César Barcellos de Souza (porta-voz e chefe da Sala de Imprensa) e o 1º Ten BM Elton Ferreira de Assumpção (responsável pela adjuntorias de Mídia e de Publicidade).
O tenente Barcellos ressaltou que a corporação se alinha com as formas modernas de comunicação, com mídias sociais e influenciadores, e está pautada pela transparência, confiabilidade e prestação de contas à sociedade. Frisou ainda que o trabalho tem um caráter educativo, preenchendo lacunas de conhecimento do público e também pautando temas relevantes para a sociedade. Em situações de crise, fornece informações claras e úteis. Esses aspectos fazem com que a população tenha confiança na corporação e a credibilidade faz com que as ações tenham ainda mais resultado.
Sobre as mídias sociais, o tenente Assumpção revelou que o Corpo de Bombeiros possui mais de 649 mil seguidores no Instagram e mais de 2 milhões em todas as redes sociais, sendo o maior Instagram de segurança pública do Brasil. As postagens têm perfil orgânico e ajudam a gerar impacto significativo tanto em termos educativos quanto na construção da imagem institucional.
Em relação à estratégia, o conteúdo deve ser educativo, mas também envolvente, utilizando gatilhos emocionais como esperança, motivação e medo. O público precisa absorver a informação de forma leve e envolvente. Outra estratégia foi descentralizar as mídias sociais criando perfis regionais para atingir públicos locais com maior eficiência. Um exemplo foi um vídeo sobre cuidados com panela de pressão, que alcançou mais de 4 milhões de visualizações em 24 horas.
Outra iniciativa da corporação é a disciplina de comunicação organizacional na formação dos oficiais. Isso capacita desde soldados até coronéis a se comunicarem efetivamente com o público. O treinamento faz com que eles passem a ser potenciais porta-vozes da instituição. Isso traz resultados positivos e reduz riscos à imagem institucional.
O conteúdo está disponível na íntegra na intranet dos associados (exclusiva para membros com anuidade em dia). Basta acessar a aba Benefícios e em seguida Capacitação.