O “Encontro de Comunicadores do IFES”, em Vitória (ES), realizado em dois dias (15 e 16 de maio) e com quatro módulos, deu ênfase ao protagonismo do cidadão como pilar da comunicação pública. A capacitação foi o primeiro treinamento “in company” da ABCpública e alcançou cerca de quarenta profissionais do Instituto Federal do Espírito Santo.O conteúdo abrangeu os princípios da Comunicação Pública, gestão de redes sociais,valor-notícia na produção de informações e gerenciamento de crises.
“De um forma geral foi um evento bastante enriquecedor, contendo uma programação com palestras essenciais para o desenvolvimento das atividades de comunicação do IFES. Além de ter sido uma oportunidade única de contato com palestrantes referências da área, com vasta experiência e formação, as temáticas discutidas nos ajudaram a compreender ainda mais os princípios da comunicação pública, a importância e responsabilidade do nosso papel como “porta-voz” da nossa instituição.” destacou Fabrício Ribeiro Rosa, um dos representantes do campus do IFES.
- Princípios e práticas da comunicação pública em debate
Na abertura do evento, conduzido por Lara Rios, chefe da Assessoria de Comunicação do IFES, Jorge Duarte abordou os “Princípios da Comunicação Pública”, mostrando, sob uma perspectiva histórica, como no passado a Comunicação Pública vem sendo estruturada na administração pública como expressão de poder do Estado, e não de sociedade. Jorge enfatizou a importância de se “comunicar a comunicação”, ou seja, do esforço diário realizado pelos profissionais da área para convencer gestores e lideranças, sempre deixando claro o objetivo desta comunicação: servir ao cidadão. Um exemplo citado, a partir de análise de um site do Ministério do Executivo, foi que as matérias mais lidas falam diretamente com a necessidade do público por serviços e com informações para exercício de direitos, diferentemente das notícias institucionais que, por tratar apenas das agendas das autoridades, atraem pouco interesse.
“Após quatro palestras e muita troca de experiências, sinto-me mais competente agora em definir o que é Comunicação Pública; em monitorar as redes sociais; em avaliar o que é de interesse público; e em gerenciar possíveis crises do que antes. Embora todas tenham sido de grande valor, a inicial de Jorge Duarte sobre Princípios da Comunicação Pública se destacou para mim. Acho que foi uma decisão muito estratégica e certeira começar por esse tema. O palestrante também enriqueceu o conteúdo com insights, dicas da sua prática, histórias da sua carreira, e personagens da Comunicação Pública que tornaram o momento ainda mais enriquecedor”, ressaltou Laila Quadros, outra representante de campus do IFES.
- Redes sociais e escuta ativa na jornada do cidadão
Érica Abe, coordenadora do Comitê de Mídias Sociais da ABCPública, explicou o papel das mídias sociais na divulgação de serviços públicos. Érica explicou que cada rede social deve ser tratada diferentemente, pois cada uma tem um público específico, demandando uma abordagem específica, destacando também a importância do monitoramento dessas redes. Reforçou também a importância da conexão, do vínculo entre a comunicação e os cidadãos, usando como exemplo de referência a Gestão da Jornada do Cidadão, que envolve perguntas-chave: o que o cidadão fala sobre a Instituição e seus serviços nas redes; o que a Instituição fala para os cidadãos; o que o cidadão quer ouvir da Instituição; o que o cidadão fala sobre a Instituição e seus serviços nas redes. Entre os instrumentos indispensáveis para o dia a dia da comunicação, apontou a relevância do monitoramento ou social listening.
No segundo dia do encontro, Sandra Amaral, uma das fundadoras da ABCPública, apresentou o tema “Notícia de Interesse Público”. Sandra, que é editora da TV Câmara, trouxe a “retaguarda” teórica e institucional para a comunicação poder dizer “Não” caso seja demandada para produzir informação que não tenha, de fato, interesse público. Sandra fez uma retrospectiva de autores que tratam do conceito de interesse público, esclarecendo que bem entendido, o conceito autoriza que a comunicação selecione e produza informações cujo valor-notícia seja caracterizado pelo impacto e consequências concretas na vida das pessoas – e não naquilo que a autoridade quer promover.
- Gestão de riscos e reputação na comunicação pública
Por fim, Armando Medeiros, vice-presidente da ABCPública, ministrou uma palestra acerca da Gestão de Crises, na qual deu ênfase ao risco em vez da crise, além de reforçar a cultura preventiva, que é capaz de identificar vulnerabilidades, corrigí-las e, assim, aprimorar a prestação de serviços ao público. Afirmou que a Gestão de Crise não deve se basear tão somente na contenção de danos, mas sim, na construção de reputação, de forma diária, de modo a angariar confiança suficiente para enfrentar turbulências. Citou, como exemplo, a trajetória do Sistema Único de Saúde (SUS) que, apesar de críticas e problemas, tem um saldo positivo extraordinário para a população brasileira, sobretudo junto aos menos favorecidos economicamente. Os gestores públicos – e também a comunicação – devem estar atentos à experiência do cidadão ao acessar serviços públicos, assim como mapear riscos, impactos e fazer gestão proativa. Reiterou, ainda, a necessidade de, além do reforço à reputação, contar com instrumentos formais para detectar riscos e ter respostas seguras e rápidas, quando surgir uma crise. Estar no controle, mesmo sofrendo um bombardeio midiático, é um dos bons requisitos para uma bem-sucedida administração de crise.
“Todas as palestras falaram de temas diferentes, todas muito conectadas com nossa realidade, nossa prática profissional, então foi muito enriquecedor. Uma coisa que me chamou a atenção foi que como a gente estava falando de Comunicação Pública com pessoas dessa experiência, quando a gente fala dos nossos problemas, nossos desafios, a gente vê que tá todo mundo junto, então foi um momento também de conexão e da gente se empoderar. Eu acho que talvez isso tenha sido o mais importante. Foi uma oportunidade da gente aprender, mas também se empoderar, se identificar e reconhecer que nós vamos aprendendo também conforme fazemos. Se a gente está pautado num conceito firme do que a gente quer, temos um bom caminho e, juntos, vamos nos fortalecendo”, declarou Flávia Carpanedo, representante da ACS da Reitoria do IFES.
- Treinamento integra política de formação da ABCPública
A realização do treinamento pela ABCPública no Encontro de Comunicadores do IFES integra uma política institucional mais ampla da associação voltada à capacitação programada e contínua de profissionais de comunicação pública em todo o país. Por meio de cursos, oficinas e palestras com especialistas experientes e atuantes, a ABCPública tem buscado fortalecer a qualificação técnica e estratégica dos comunicadores que atuam em órgãos públicos, alinhando práticas cotidianas aos princípios da comunicação pública. A atividade realizada em Vitória (ES), com quatro módulos temáticos e enfoque no protagonismo do cidadão, marca a primeira experiência “in company” da entidade, consolidando um modelo formativo replicável, adaptável às realidades locais e alinhado a demandas institucionais específicas. Essa política formativa visa não apenas ao aprimoramento individual dos profissionais, mas também à construção de uma cultura de comunicação pública orientada por valores democráticos, planejamento e responsabilidade social.
O IFES reúne cerca de 55 mil alunos e é o resultado da união de quatro antigas instituições federais de educação: o Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), a Escola Agrotécnica Federal de Alegre, a Escola Agrotécnica Federal de Colatina e a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa. A história dessas instituições é centenária, sendo a mais antiga delas o Cefetes, fundado em 1909, durante o governo de Nilo Peçanha, sob o nome de Escola de Aprendizes Artífices do Espírito Santo.
