A Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública vem a público repudiar veementemente as declarações do ministro da secretaria de governo, Geddel Vieira Lima, pela rede social Twitter. Lima afirmou neste sábado, 11 de junho: “vou ao limite das minhas forças para acabar com isso”, em referência à Empresa Brasil de Comunicação, a EBC.
Muito nos estranha um secretário de governo, posição tão importante na República brasileira, demonstrar tamanho desprezo pelo sistema público de comunicação. Ficamos a imaginar as repercussões negativas que uma declaração tão anti-democrática como essa teria na Inglaterra, que mantém a BBC; no Japão, da NHK; nos EUA, que mantém a PBS, ou na França, que mantém os canais France 2 e France 3, por exemplo. Todos países democráticos e seus respectivos sistemas públicos de comunicação, devidamente fortalecidos.
A intenção do governo Temer de extinguir a EBC representa um retrocesso para a democracia e uma afronta à Constituição Federal, que prevê a complementaridade entre os sistemas público, estatal e privado na comunicação brasileira.
O recado mais claro que podemos dar nesse momento ao governo é que a sociedade não ficará calada frente a essa ofensiva. Convocamos movimentos sociais do campo e da cidade, as rádios comunitárias, produtoras independentes e regionais, nossos ouvintes, telespectadores e internautas, a academia de comunicação e toda a sociedade para atos públicos. Vamos às ruas proteger a EBC. Convidamos artistas para seguir nos ajudando a resistir.
Parafraseando o próprio secretário do governo Temer: vamos ao limite das nossas forças para que não se concretize essa absurda intenção de acabar com a nossa empresa pública de comunicação.
Assine nosso manifesto em defesa da EBC e da Comunicação Pública: já somos mais de 10 mil apoiadores!
#FicaEBC #euapoioaEBC #EmDefesaDaComunicaçãoPública
Fonte: FNDC