Em preparação ao III ComPública, UFS promove minicurso sobre combate à desinformação climática

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) já vive o clima do III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no campus de São Cristóvão (Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos). O Departamento de Comunicação da UFS realizou ontem (16) o minicurso “O papel do jornalismo no enfrentamento à desinformação climática: educação midiática e integridade da informação”, que foi ministrado pelo professor Michel Carvalho, diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e integrante da Comissão Científica do III ComPública.

O minicurso contou com a participação de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFS. A abertura foi feita pelo coordenador da Comissão Científica do III ComPública, o professor Josenildo Guerra, e também contou com a presença do professor Carlos Eduardo Franciscato, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS.

Durante o minicurso, Carvalho discutiu sobre seis eixos temáticos: Emergência Climática, Sistemas desinformativos, Desinformação Climática, Jornalismo Científico-Ambiental, Integridade da Informação e Educação Midiática. Para o professor, o jornalismo pode contribuir fortemente para a promoção da integridade da informação climática, ofertando uma cobertura mais contextualizada, que discuta as reais causas para esse cenário de colapso. O diretor da ABCPública também comentou que o minicurso dialoga com o tema central do III ComPública, que é “Emergência climática e o direito à informação”.

Sobre a expectativa para o III ComPública, Carvalho disse que o evento reunirá pesquisadores e profissionais de comunicação pública do Brasil todo. Além da apresentação de artigos nos Grupos de Trabalhos (GTs), o Congresso promoverá palestras, mesas-redondas, oficinas e premiações.

O III ComPública tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Banese, Social Media Gov, Tribunal de Contas de Pernambuco. Os parceiros são Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, DCOS, Doity, Compolítica e os apoiadores são Assembleia Legislativa, deputada estadual Linda Brasil, Prefeitura de Aracaju, Ebserh, Hotel Celi Connect e Fames (Federação dos Municípios do Estado de Sergipe).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *