Este conteúdo é iniciativa da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em cip.ig.com.br. O texto desta edição trata sobre a música do rapper e produtor musical norte-americano Usher e a injustiça racial.
Enquanto a injustiça racial continua matando, a sociedade permanece desviando o olhar. Esta é a frase que abre o clipe de “Chains”, a nova e emocionante música do rapper e produtor musical norte-americano Usher. Mas “Chains” (correntes, em português) é mais que uma bela música: marca o lançamento da campanha #DontLookAway, que provoca e convida diretamente as pessoas a enfrentar a questão dos crimes de ódio racial, especialmente os homicídios de pessoas negras nos Estados Unidos.
Com o mote “Encarar os fatos é o primeiro passo para a mudança”, a campanha encontrou uma forma interessante para encorajar as pessoas a enfrentar as histórias de vítimas do racismo. Para assistir o clipe com experiência interativa, os internautas devem acessar o site chains.tidal.com e ligar awebcam. A música fala que deveríamos nos sentir envergonhados pelos negros ainda se sentirem acorrentados, enquanto o vídeo mostra fotos e histórias de vítimas de crimes de ódio racial. Se o usuário desviar o olhar das cenas, a música e o vídeo param instantaneamente. O truque é a tecnologia de reconhecimento facial usada no site.
Entre as histórias trazidas por Chains, está a de Trayvon Martin, um menino negro de 17 anos morto por policiais ao ser confundido com um bandido, e de Michael Brown, caso simbólico do garoto de 18 anos morto por policiais em Ferguson (Missouri), após se render. Assim como em todos os casos mostrados no clipe, os responsáveis pelas mortes de Trayvon e Michael nunca foram condenados. A experiência interativa foi criada em através da parceria da agência AKQA e a Tidal, plataforma de streaming do rapper Jay–Z. Por meio de um comunicado, Usher explicou o motivo: “Eu escolhi lançar a música através da experiência do Don’t Look porque é importante não só que as pessoas sintam, mas que encarem esse problema. A dor e o sofrimento que essas vítimas e suas famílias enfrentaram é algo que nós não podemos de forma alguma esquecer. Quando desviamos o olhar deste problema, ele piora. Para solucioná-lo, precisamos encará-lo”. O vídeo de Chains também pode ser assistido no YouTube, sem a experiência interativa.
Usher cantou “Chains” pela primeira vez no dia 20 de outubro no Tidal X 1020 Amplified, um evento de música filantrópico. Toda a renda do evento foi para organizações que promovem impactos e mudanças sociais.