A autora do estudo conta que mais de 60% dos entrevistados revelam desconhecimento de orientações sobre estratégias comunicacionais por parte do GDF para serem utilizadas pelos museus
Foto: Camila Sant’ana
Ana Maria Amorim de Oliveira fez uma monografia de conclusão de curso na Faculdade de Ciência da Informação da UnB verificando as estratégias de comunicação dos museus do Governo do Distrito Federal (GDF), ao longo de 2015. Ela fez entrevistas com responsáveis em museus e em setores do governo. Ao final, conclui que não há estratégias de comunicação nos museus do GDF. “A maioria dos entrevistados desconhece, por parte do GDF, orientações sobre estratégias comunicacionais, além de inexistir, nas instituições pesquisadas, uma auto avaliação da comunicação interna (secretarias-museus) e externa (museus-sociedade)”.
A autora do estudo conta que mais de 60% dos entrevistados revelam desconhecimento de orientações sobre estratégias comunicacionais por parte do GDF para serem utilizadas pelos museus. Também avaliou que o que foi considerado em 75% das entrevistas como “estratégias de comunicação”, não contempla os objetivos básicos das definições adotadas no trabalho. “Ou seja, os procedimentos existentes para comunicação dos museus não facilitam o conhecimento da instituição e seus serviços, não fomentam seu uso ou motivam a participação em suas atividades”.
Ela também faz recomendações: “é necessário empreender no interior de instituições governamentais estratégicas, tais quais, a Secult/DF e a Setur/DF, ações voltadas para a comunicação intra-institucional, possibilitando o estabelecimento de vias de diálogo entre esses órgãos e os museus, que não dialogam, trabalhando isolados. Esse diálogo pode ser facilmente viabilizado por meio das tecnologias de comunicação atuais que favorecem a troca de informação de maneira ágil e prática, potencializando encontros dentro do GDF”
Para fazer o download do estudo clique no link abaixo
Estratégias de Comunicação nos Museus do DF
Fonte: Conexão Pública