Eugênio Bucci discute as complexidades da Comunicação Pública na atualidade

Evento marcou também a transição da diretoria da ABCPública em Minas Gerais

Inteligência artificial, desinformação e inovação foram alguns dos assuntos tratados por Eugênio Bucci, professor titular e superintendente de comunicação da Universidade de São Paulo (USP), no encontro online “Desafios e perspectivas da comunicação pública no cenário contemporâneo”. A iniciativa foi promovida na noite da última segunda-feira (26/08) pela Associação Brasileira de Comunicação (ABCPública), por meio da seção Minas Gerais.

O professor abriu os trabalhos destacando três grandes desafios para comunicadores públicos na atualidade: a desinformação, os impactos do uso irresponsável das novas tecnologias, especialmente da inteligência artificial, e a concepção equivocada de que Comunicação Pública é promoção pessoal ou institucional.

De acordo com Bucci, “é difícil que autoridade compreenda que a Comunicação Pública é uma janela pela qual a sociedade enxerga dentro do poder e não um posto avançado pelo qual esse poder faz a sua propaganda para a sociedade”.

O professor titular da USP classificou o movimento pela desinformação no Brasil como uma situação “particularmente exasperante”. Para ele, “somos uma sociedade sequestrada pelas campanhas de desinformação e isso nos afasta de um ideal de esfera pública”.

O pesquisador refletiu que a desinformação está a serviço da promoção de uma “ignorância fabricada”, produzida com alta tecnologia, por um exército de profissionais especializados, com foco em lucro e poder. A desinformação está invertendo a máxima que vigorou no século passado de que “informação é poder”. “Agora costumo dizer que desinformação é poder”, afirmou.

Eugênio Bucci falou ainda sobre inovação, dicas para sensibilizar gestores sobre a importância da Comunicação Pública com foco no cidadão, importância da linguagem simples, dentre outros assuntos atuais da área.

Além de ser um espaço de interação e capacitação dos associados, o evento marcou a transição da diretoria da seção Minas Gerais da ABCPública, conduzida por Lília Gomes de Menezes, servidora de carreira do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais e assumida na gestão 2024-2026 por Agnaldo Montesso, servidor da Fundação Cultural de Varginha.

Mais de 50 comunicadores públicos de 16 estados e do Distrito Federal estiveram presentes nesta primeira edição do Diálogos ABCPública. O evento foi prestigiado por integrantes da direção nacional da associação: o presidente Jorge Duarte, as vice-presidentes Aline Castro e Ana Paula Lucena e o vice-presidente, Lincoln Macário. A ex-presidente Cláudia Lemos também marcou presença.

Se você é filiado à ABCPública, já pode conferir a íntegra dessa conversa na aba “Capacitação” da área restrita para associados. Se ainda não é, junte-se a nós! Associe-se!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *