Curso é focado no novo cenário do mercado de comunicação digital; veja como participar
A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica Braga, localizada na cidade de Braga, em Portugal, abrirá, no próximo ano letivo, um novo curso de Mestrado, focado em Comunicação Digital. Além dos estudantes portugueses, a instituição deseja expandir a oportunidade para alunos de outros países de língua portuguesa, como Angola, Moçambique e Brasil.
As aulas terão como foco o novo cenário do mercado de comunicação, criado pela Web 2.0, além das mudanças refletidas na nossa sociedade. O curso, que oferece uma formação integrada e interdisciplinar, que demanda dos alunos o interesse em desenvolver estratégias de comunicação digital em diferentes perfis de empresas.
O Mestrado conta com dois anos de duração, sendo o segundo período focado na realização de estágio obrigatório e desenvolvimento de dissertação. Os alunos também deverão elaborar um projeto estratégico de comunicação, que tenha a possibilidade de ser implementado.
Entre as matérias que integram o programa estão Cultura Digital, Ateliê de Multimédia, Jogos Digitais, Narrativas Transmediáticas, Indústrias Criativas, Ateliê de Web Design, Jornalismo Digital, Media, Sociedade e Cognição.
A seguir, confira uma entrevista da Universia Brasil com Luísa Magalhães, professora auxiliar daFaculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Católica Braga:
1) Como funciona a candidatura de alunos brasileiros? Ela pode ser feita pelo site? Quais documentos são necessários?
A candidatura pode ser feita on-line ou por e-mail, para: luisamagalhaes@braga.ucp.pt ou para assilva@braga.ucp.pt.
Sobre documentação, é necessária a apresentação do documento de identidade, certificado de conclusão da graduação, nas áreas relacionadas a Comunicação e similares. Basta enviar um pdf com o certificado para avaliação da candidatura.
2) Qual é o perfil do estudante procurado pela universidade?
Procuramos pessoas interessadas em desenvolver redes de comunicação, numa perspectiva interdisciplinar e consistente com o ambiente empresarial atual. Os estudantes terão um perfil proativo e interessado, participando em projetos e eventos científicos desenvolvidos durante o ciclo de estudos.
Existe a possibilidade de realizar um estágio no segundo ano do curso. Este estágio tem por fim comprovar a aquisição de competências no desenvolvimento de plataformas digitais, podendo o estudante desenvolver neste âmbito um projeto estratégico, com possibilidade de implementação empresarial a médio prazo.
3) Quais as dicas para os brasileiros se saírem bem no processo seletivo?
Os interessados devem enviar um CV que explique as suas preferências profissionais e acadêmicas e ter um domínio razoável de inglês, dependendo do tipo de projetos que deseja realizar durante o curso.
4) Há algum tipo de bolsa ou desconto?
Em candidaturas de grupo, com caráter institucional, pode ser considerado um desconto para grupos de, no mínimo, 10 candidatos. Candidaturas individuais poderão ter sua situação avaliada pela Direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.
Para mais informações sobre o curso e valores, clique aqui.
Fonte: Revista Universia