Vem aí a segunda edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação. O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023 no Campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Além das atividades presenciais na UFRN, o Compública 2023 contará com oficinas on-line no dia 17 de outubro. As oficinas serão ministradas por profissionais e pesquisadores da área de comunicação pública. A organização está recebendo propostas de instrutores até o dia 2 de maio. O resultado da seleção será enviado aos inscritos até o dia 10 de junho Acesse https://abcpublica.org.br/cursos/ii-congresso-brasileiro-de-comunicacao-publica/ para conferir o edital.
Direito à comunicação x desinformação
O congresso é uma parceria da ABCPública e da UFRN. O público-alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na área de comunicação pública. Com o tema “O direito humano à comunicação e as ameaças da desinformação”, contará com palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos.
Segundo a presidenta da ABCPública, Cláudia Lemos, o congresso será uma oportunidade para discutir a comunicação como um direito do cidadão com foco na transparência, na participação e no acesso a serviços públicos. “Vai ser um espaço para qualificação dos profissionais, apresentação de pesquisas e debates sobre prioridades para avançar na comunicação pública”, afirma.
Os grupos de trabalho abordarão questões como comunicação pública, mídias tradicionais e mídias digitais; direitos humanos e decolonialidade; democracia, transparência e participação; radiodifusão pública, privada e estatal no Brasil e na América Latina; direito à informação e acessibilidade; gestão e governança da comunicação pública.
1º Congresso
O I Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação foi realizado em 2021, de forma on-line devido à pandemia da Covid-19. Com mais de mais de 1100 inscrições, o evento foi um sucesso não só de público como de entregas, entre elas a Carta Goiás pelo fortalecimento da Comunicação Pública e o lançamento da Proposta de Lei Geral da Comunicação Pública, além da realização de painéis e oficinas com lotação esgotada.
Saiba mais sobre a edição anterior aqui.