III ComPública: atrações culturais levam arte, reflexão e diversidade à UFS

Por Maria Eduarda Rocha, acadêmica de jornalismo UFS

O III ComPública, que acontece de 20 a 22 de outubro na Universidade Federal do Sergipe, conta com programação de atrações culturais em espaço de celebração da arte e da cultura. Haverá mostra de filmes, lançamento de livros, apresentações musicais e intervenções artísticas, reforçando a importância da cultura como parte essencial da comunicação pública.

Organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), o congresso será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tem como tema “Emergência Climática e Direito à Informação”.

A proposta das atividades culturais é ampliar o diálogo sobre o tema do evento por meio de diferentes linguagens artísticas, como a música, o cinema e a literatura.

“Acreditamos que a comunicação pública se faz também através da arte e da cultura. As expressões artísticas são ferramentas essenciais para difundir e debater assuntos relacionados à emergência e à justiça climática”, destaca Danielle de Noronha Danielle, professora d UFS e integrante da comissão organizadora do evento.

Entre as atrações confirmadas estão a mostra de filmes “Direito à Informação”, com curadoria do professor de Cinema e Audiovisual da UFS Jean Cerqueira, que reúne produções que abordam temas como emergências climáticas, racismo ambiental e saberes ambientais, e o lançamento de livros, em parceria com a Livraria da UFS, que contará com obras de participantes que discutem diferentes aspectos da comunicação pública e com o show de Pedro Lua, que celebra a cultura sergipana e valoriza as vozes e produções locais.

A programação cultural inclui ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica da UFS (Osufs), que representa a arte como um bem público acessível à comunidade, e o grupo Descidão dos Quilombolas, com seu projeto de intervenção e promoção cultural, que levará ao evento uma manifestação popular marcada por identidade, território e luta social, reforçando a valorização da arte e da cultura negras.

Ao reunir profissionais, pesquisadoras, pesquisadores e estudantes de todo o país, a IIICompública aposta na cultura como um elemento que aproxima os participantes e reforça o papel da comunicação pública.

“A cultura é uma linguagem que quebra barreiras e cria um terreno comum. Ela reforça o papel da comunicação pública ao mostrar, na prática, que comunicar é também compartilhar sentidos, construir identidades coletivas e valorizar o patrimônio cultural como um bem acessível, diverso e democrático”, enfatiza Danielle.

Confira a programação completa:

Dia 20 de outubro – 15h – Auditório DCOS
Mostra de Filmes Direito à Informação

Dia 20 de outubro – 17h30 – Auditório Did. VII
Orquestra Sinfônica da UFS (Osufs)

Dia 21 de outubro – 17h – Centro de Vivência
Lançamento de livros

Dia 21 de outubro – 17h – Centro de Vivência
Pedro Lua

Dia 22 de outubro – 18h – Hall Did. VII
Descidão dos Quilombolas

III ComPública

A terceira edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, contará com 20 horas de atividades que incluem conferência, mini cursos, oficina, mesas temáticas e apresentação de artigos científicos e premiações como o Prêmio Beth Brandão e Neuza Meller, reforçando sua relevância institucional.

As atividades começam às 13h do dia 20 de outubro e se estendem até às 20h do dia 22 de outubro. Durante os três dias, profissionais e estudantes vão debater sobre ‘Emergência Climática e Direito à Informação’.

As inscrições seguem abertas até o dia 15 de outubro e já estão no terceiro lote. Para se inscrever basta acessar o site https://doity.com.br/iii-compublica , onde também é possível conferir a programação completa.

O III ComPública tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Banese, Social Media Gov, Tribunal de Contas de Pernambuco. Os parceiros são Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, DCOS, Doity, Compolítica e os apoiadores são Assembleia Legislativa, deputada estadual Linda Brasil, Prefeitura de Aracaju, Ebserh, Hotel Celi Connect e Fames (Federação dos Municípios do Estado de Sergipe).

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *