III ComPublica: Eventos que deixam marcas para além das pesquisas

Por Larissa Xavier, acadêmica de jornalismo UFS

Existe algo de diferente durante os dias de um congresso. Entre palestras e corredores movimentados, estudantes, professores e pesquisadores de diferentes lugares, há ideias que se encontram não apenas para apresentar trabalhos, mas para viver um espaço de trocas. Nos olhares atentos e nas conversas entre uma atividade e outra, o conhecimento ganha novas formas, mostrando que a ciência se constrói também no movimento coletivo, onde cada descoberta se fortalece quando partilhada.

“Participar como voluntária me mostrou a importância do trabalho coletivo na construção desses eventos acadêmicos e reforçou a ideia de que estar presente nesses espaços é fundamental para crescer profissional e pessoalmente”. Este relato é da estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lívia Mel, que atuou na cobertura do II Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, na área de redes sociais, que ocorreu em Natal, em 2023.

Alice Andrade, atualmente docente do curso de jornalismo da Universidade Federal de Sergipe, também participou da II ComPública em sua cidade natal. Segundo ela, “ a experiência de participar de um congresso amplia o olhar sobre a comunicação, na medida em que a gente percebe como ela está sempre em movimento, sempre atravessada por diferentes práticas, por contextos plurais”.

A professora também comenta que na III ComPública, que acontecerá na Universidade Federal de Sergipe, a expectativa é de que o evento se torne uma oportunidade importante para debater comunicação pública em relação às questões climáticas, contando com a presença de professores, colegas, referências da área e também com a troca de experiências profissionais em comunicação.

Durante três dias, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos deram o tom do encontro, que reuniu nomes consolidados e jovens iniciantes. Para Lívia, “ver pesquisadores, profissionais e estudantes discutindo temas tão atuais ampliou muito minha visão sobre como a comunicação pode ser ferramenta de transformação social”. A estudante destaca que o maior aprendizado veio na possibilidade de estar inserida nesse espaço de troca.

Além dos debates técnicos, os participantes destacaram a chance de trocar experiências nos corredores e intervalos. Marcelo Lima, jornalista e pesquisador, participou das duas últimas edições do congresso, inclusive comandando uma oficina com a colega Camila Farias, em 2023. De acordo com ele, o evento deu a possibilidade de novos debates sobre assuntos estudados por ele. “[Lá,] eu descobri que outras pessoas defendiam princípios que eu também defendo para comunicação na administração pública”, comenta.

Mais do que trabalhos apresentados, o último congresso deixou sementes de colaboração. E, como toda boa semente, elas carregam a promessa de florescer nos próximos anos, em pesquisas, parcerias e novos sonhos coletivos. Neste ano, a promessa de novas ideias e trocas no III ComPública é o caminho para que o conhecimento se torne mais sólido e relevante.

III ComPública

A terceira edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, contará com 20 horas de atividades que incluem conferência, mini cursos, oficina, mesas temáticas e apresentação de artigos científicos e premiações como o Prêmio Beth Brandão e Neuza Meller, reforçando sua relevância institucional.

As atividades começam às 13h do dia 20 de outubro e se estendem até às 20h do dia 22 de outubro. Durante os três dias, profissionais e estudantes vão debater sobre ‘Emergência Climática e Direito à Informação’.
As inscrições seguem abertas até o dia 15 de outubro e já estão no terceiro lote. Para se inscrever basta acessar o site https://doity.com.br/iii-compublica, onde também é possível conferir a programação completa.

O III ComPública tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Banese, Social Media Gov, Tribunal de Contas de Pernambuco. Os parceiros são Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, DCOS, Doity, Compolítica e os apoiadores são Assembleia Legislativa, deputada estadual Linda Brasil, Prefeitura de Aracaju, Ebserh e Hotel Celi Connect.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *