Integridade da informação, combate a discursos de ódio e regulamentação das redes sociais foram tema de debates de evento do G20

Associados da ABCPública acompanharam, no dia 1º de maio, em São Paulo, evento paralelo do G20 que teve como tema central a integridade da informação sob diferentes perspectivas. O encontro contou com autoridades e especialistas de vários países e organismos internacionais, como a ONU e a Unesco, parceira da Secretaria de Comunicação da Presidência da República do Brasil na organização do encontro.

Os impactos da desinformação e dos discursos de ódio nas mídias sociais foram trazidos por palestrantes em todos os painéis do evento, assim como um leque de iniciativas de combate a estas práticas que ameaçam a qualidade do debate público no mundo todo. A importância de alguma forma de regulamentação das redes sociais foi ponto de consenso na maioria dos debates, nos quais também foram apresentadas iniciativas de combate à desinformação e exemplos de regulamentação das novas mídias. 

O exemplo canadense foi relatado pelo vice-ministro assistente do Governo, Owen Ripley. Segundo ele, as conquistas significativas dos últimos anos incluem a aprovação da Lei de Transmissão On-line (Projeto de Lei C-11), a Lei de Notícias On-line (Projeto de Lei C-18).

“O evento foi muito rico para troca de informações, conhecimento da realidade de outros países e de movimentos internacionais que se dedicam a combater a desinformação e promover a qualidade do debate público. É fundamental que nós, operadores da comunicação pública, estejamos sempre atualizados sobre o que impacta nossa atuação”, afirma a diretora adjunta da entidade no Rio Grande do Sul, Cristina Oliveira. “A ABCPública tem contribuído para isso, trazendo informações relevantes e promovendo a troca entre associados”. Também participaram do evento pela ABCPública, a diretora da regional de Sergipe, Clécia Carla Santos; e os associados das regionais de Goiás e Brasília, Magno Medeiros e Ginny Morais, respectivamente.


Clécia Santos, Cristina Oliveira e Magno Medeiros


Ginny Morais e Clécia Santos

Combate à desinformação sobre mudanças climáticas e seus impactos

Pelo menos duas iniciativas concretas para promoção da integridade da informação foram apresentadas no evento. A  Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou, em parceria com as Nações Unidas e a Unesco, uma iniciativa global para promover a integridade da informação em assuntos relacionados às mudanças climáticas e seus impactos. Trata-se da construção conjunta de uma proposta que deverá reunir coletivos internacionais de pesquisadores, como a Rede de Conhecimento Global, o Observatório da Informação e Democracia e o Painel Internacional sobre o Ambiente Informacional, assim como outras agências do Sistema ONU diretamente envolvidas no enfrentamento das mudanças climáticas.

Aliança entre agências de pesquisa

Também foi oficializada no evento uma aliança contra a desinformação entre as principais agências de fomento e pesquisa do Brasil. Um compromisso assinado durante o encontro estabelece o apoio a projetos que capacitem recursos humanos especializados e mobilizem a sociedade brasileira na luta contra a disseminação de notícias falsas e discurso de ódio. 

O movimento cria uma rede de pesquisa e compartilhamento de dados dedicada a investigar a integridade informacional e combater a desinformação, com objetivo não apenas de entender os mecanismos por trás da propagação de notícias falsas, mas também desenvolver estratégias para diminuir seu impacto negativo na sociedade. Ainda propõe a implementação de uma política de fomento contínua, buscando apoiar iniciativas que promovam a transferência de conhecimento entre os setores público e acadêmico.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *