Associados da ABCPública acompanharam, no dia 1º de maio, em São Paulo, evento paralelo do G20 que teve como tema central a integridade da informação sob diferentes perspectivas. O encontro contou com autoridades e especialistas de vários países e organismos internacionais, como a ONU e a Unesco, parceira da Secretaria de Comunicação da Presidência da República do Brasil na organização do encontro.
Os impactos da desinformação e dos discursos de ódio nas mídias sociais foram trazidos por palestrantes em todos os painéis do evento, assim como um leque de iniciativas de combate a estas práticas que ameaçam a qualidade do debate público no mundo todo. A importância de alguma forma de regulamentação das redes sociais foi ponto de consenso na maioria dos debates, nos quais também foram apresentadas iniciativas de combate à desinformação e exemplos de regulamentação das novas mídias.
O exemplo canadense foi relatado pelo vice-ministro assistente do Governo, Owen Ripley. Segundo ele, as conquistas significativas dos últimos anos incluem a aprovação da Lei de Transmissão On-line (Projeto de Lei C-11), a Lei de Notícias On-line (Projeto de Lei C-18).
“O evento foi muito rico para troca de informações, conhecimento da realidade de outros países e de movimentos internacionais que se dedicam a combater a desinformação e promover a qualidade do debate público. É fundamental que nós, operadores da comunicação pública, estejamos sempre atualizados sobre o que impacta nossa atuação”, afirma a diretora adjunta da entidade no Rio Grande do Sul, Cristina Oliveira. “A ABCPública tem contribuído para isso, trazendo informações relevantes e promovendo a troca entre associados”. Também participaram do evento pela ABCPública, a diretora da regional de Sergipe, Clécia Carla Santos; e os associados das regionais de Goiás e Brasília, Magno Medeiros e Ginny Morais, respectivamente.
Clécia Santos, Cristina Oliveira e Magno Medeiros
Ginny Morais e Clécia Santos
Combate à desinformação sobre mudanças climáticas e seus impactos
Pelo menos duas iniciativas concretas para promoção da integridade da informação foram apresentadas no evento. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República anunciou, em parceria com as Nações Unidas e a Unesco, uma iniciativa global para promover a integridade da informação em assuntos relacionados às mudanças climáticas e seus impactos. Trata-se da construção conjunta de uma proposta que deverá reunir coletivos internacionais de pesquisadores, como a Rede de Conhecimento Global, o Observatório da Informação e Democracia e o Painel Internacional sobre o Ambiente Informacional, assim como outras agências do Sistema ONU diretamente envolvidas no enfrentamento das mudanças climáticas.
Aliança entre agências de pesquisa
Também foi oficializada no evento uma aliança contra a desinformação entre as principais agências de fomento e pesquisa do Brasil. Um compromisso assinado durante o encontro estabelece o apoio a projetos que capacitem recursos humanos especializados e mobilizem a sociedade brasileira na luta contra a disseminação de notícias falsas e discurso de ódio.
O movimento cria uma rede de pesquisa e compartilhamento de dados dedicada a investigar a integridade informacional e combater a desinformação, com objetivo não apenas de entender os mecanismos por trás da propagação de notícias falsas, mas também desenvolver estratégias para diminuir seu impacto negativo na sociedade. Ainda propõe a implementação de uma política de fomento contínua, buscando apoiar iniciativas que promovam a transferência de conhecimento entre os setores público e acadêmico.