Livro sobre ‘Comunicação em Políticas Públicas’ é lançamento do III Compública

A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) lança nesta terça-feira, 21, o livro ‘Comunicação em Políticas Públicas: Fundamentos e Casos de Impacto’ que articula fundamentos e estudos de caso para fortalecer a comunicação como dimensão estratégica das políticas públicas. O lançamento será durante o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, que acontece em Sergipe, de 20 a 22 de outubro. Na mesma ocasião serão lançadas outras sete obras.

‘Comunicação em Políticas Públicas’ tem 209 páginas e é resultado do esforço coletivo de alunos e professores. Ele foi produzido durante a sexta edição do Curso Completo de Comunicação Pública, promovido pela ABCPública em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O prefácio do livro é do Presidente da Aberje, Paulo Nassar.

O livro é dividido em duas partes. A primeira reúne dois capítulos conceituais, que propõem integrar a comunicação ao ciclo das políticas públicas — do diagnóstico à avaliação — e tratam a comunicação como infraestrutura pública, essencial à governança e ao valor público. Já a Parte II apresenta nove estudos de caso organizados em três grupos temáticos: Democracia, Justiça e Direitos; Políticas Públicas e Cidadania; e Governança e Inovação.

As experiências analisam práticas de instituições como o Supremo Tribunal Federal, a Justiça Eleitoral, a TVE Bahia, o Governo de Goiás, e a Embrapa, revelando como a comunicação se torna decisiva na formulação, implementação e sustentabilidade das políticas públicas, com impacto real na vida do cidadão.

Jorge Duarte é um dos curadores do Curso e organizador do livro. Ele afirma que o lançamento de obras da ABCPública é uma tradição da entidade, que sempre apostou em estimular a produção acadêmica, a pesquisa, na organização e consolidação do conhecimento e no compartilhamento de experiências. Para ele, ‘Comunicação em Políticas Públicas’ propõe “o aprofundamento da agenda de pesquisa e debate em temas como comunicação estratégica, comunicação constitutiva, valor público e, principalmente a inserção de comunicação de modo mais orgânico nas políticas públicas – desde sua concepção”.

Diz que “os capítulos com estudos de caso, feitos por alunos do curso, descrevem como a comunicação estratégica pode ajudar a impulsionar políticas, programas e ações, de que modo a comunicação articula atores e sugere lições podem ser replicadas”.

“Acredito que, ao apoiar a produção editorial, fortalecemos a discussão qualificada sobre o comunicação pública, conectamos pessoas, estimulamos ideias novas e damos lastro para que a ideia de uma comunicação voltada para o cidadão avance de verdade, tanto na área pública como na academia e na sociedade”, afirma.

III ComPública

A terceira edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, contará com 20 horas de atividades que incluem conferência, minicursos, oficina, mesas temáticas e apresentação de artigos científicos e premiações como o Prêmio Beth Brandão e Neuza Meller, reforçando sua relevância institucional.

As atividades começam às 13h do dia 20 de outubro e se estendem até às 20h do dia 22 de outubro. Durante os três dias, profissionais e estudantes vão debater sobre ‘Emergência Climática e Direito à Informação’.

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de outubro e já estão no terceiro lote. Para se inscrever basta acessar o site https://doity.com.br/iii-compublica, onde também é possível conferir a programação completa.

O III ComPública tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Banese, Social Media Gov, Tribunal de Contas de Pernambuco. Os parceiros são Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, DCOS, Doity, Compolítica e os apoiadores são Assembleia Legislativa, deputada estadual Linda Brasil, Prefeitura de Aracaju, Ebserh e Fames (Federação dos Municípios do Estado de Sergipe).

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *