O Mapa da Regulamentação é uma seção disponível no site da ABCPública que reúne normas aplicadas à comunicação dos mais diversos órgãos e instituições no Brasil. O objetivo é oferecer a profissionais, estudantes e pesquisadores uma plataforma de consulta a modelos e referências de regulamentação da área. O banco do mapa conta atualmente com mais de 200 normas e está em constante atualização.
Nele é possível encontrar normas publicadas pelos mais variados órgãos, a exemplo de Políticas de Comunicação, Manual de gerenciamento de Redes Sociais, de Relacionamento com a Mídia, de Governança de Portais, de Transmissão ao vivo de Eventos, de Cerimonial, de Identidade Visual, etc. Criada e mantida pelo Comitê de Regulamentação, o Mapa é uma das fontes de pesquisa promovida pela ABCPública. Além disso, um sistema de georreferenciamento possibilita a pesquisa por localização geográfica.
“É uma excelente fonte de consulta, mantida pelo Comitê de Regulamentação, e tem ajudado muitas pessoas da associação e fora da associação, já que é um serviço disponível ao público em geral. Eu mesma fiquei responsável por conduzir a construção da política de comunicação do meu antigo órgão, e utilizei muitos documentos disponíveis no Mapa da Regulamentação como benchmarking”, explica a coordenadora do comitê, Rachel Gonçalves.
A ideia do mapa surgiu em 2021, a partir da identificação de duas necessidades: compartilhar, entre os membros da ABCPública, as normas estruturantes dos setores de comunicação dos órgãos e incentivar a criação desses documentos como parte de um processo de transparência, um dos pilares da Comunicação Pública. Na época, Jéfferson Curtinovi, membro da associação, ficou à frente do grupo de trabalho criado para lançar a plataforma. Esse trabalho deu origem ao Comitê de Regulamentação da associação, sendo Jéfferson o primeiro coordenador.
Para acessar o Mapa de Regulamentação, clique aqui.
Também é possível para o público ajudar a completar o Mapa de Regulamentação. Caso o documento de algum órgão público ainda não esteja disponível, basta acionar a ABCPública por algum dos canais disponibilizados e enviar o arquivo para ser adicionado.
