Ministro Laércio Portela, em encontro com associados da ABCPública: “Fornecer informação de qualidade é garantir mais cidadania”

Em encontro exclusivo para associados da ABCPública, promovido na última quarta-feira (4/9), o ministro interino da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Laércio Portela Delgado, conversou com os filiados sobre as metas e desafios atuais da comunicação pública. 

“A gente tem um grande desafio hoje, que é a questão desse mundo hiperconectado. O mundo hoje virou uma grande redação, com muitos conteúdos, onde há uma disputa pela atenção das pessoas. Isso traz muitos desafios para o trabalho que fazemos, do ponto de vista da comunicação pública e também da comunicação de governo”, disse.  

Em quase duas horas de uma conversa realizada a partir de convite feito pelo presidente da associação, Jorge Duarte, o ministro explicou que além do enfrentamento diário à desinformação, um dos principais desafios da comunicação pública é falar para todos os brasileiros, estruturando uma comunicação que dialogue com todos os públicos e ao mesmo tempo se defenda. Eu acredito que a maior forma de combater a desinformação é produzir mais conteúdo de qualidade, e isso significa também uma comunicação mais regionalizada, segmentada, que fale diretamente para as pessoas a partir de seus territórios. Eu considero que a produção desse conteúdo, e a forma estratégica de sua difusão, nos possibilita atuar diretamente no direito constitucional à informação. Fornecer informação de qualidade é garantir mais cidadania para as pessoas”, afirmou Laércio Portela. 

Ainda de acordo com o ministro, ofertar uma comunicação de qualidade garante, além de acesso a direitos, uma reflexão crítica sobre políticas públicas. “Você só consegue um pensamento crítico a partir de uma informação qualificada sobre ações e programas, ou sobre cultura, política e economia. Então, mesmo entendendo a diferença entre comunicação governamental e comunicação pública, que têm caráter diferentes, elas também têm que estar comprometidas com esse direito à cidadania”, defendeu. 

Durante o encontro, o ministro Laércio Portela respondeu a diversas perguntas dos convidados. Os questionamentos trataram de temas como: defesa do Sistema Nacional de Comunicação Pública, especialmente a EBC; realização de mais concursos públicos para a área de comunicação; carreira e estrutura de servidores de comunicação pública, regulação de plataformas e muito mais. A íntegra do encontro está disponível em MEUS BENEFÍCIOS > CAPACITAÇÃO, uma área restrita para associados em dia, no site da ABCPública. 

Laércio Portela convidou a ABCPública para debater tais assuntos em outras oportunidades. “A gente precisa estar aberto para discutir. Às vezes você está dentro do governo e fica muito fechado. Precisamos abrir mais espaços de diálogo de participação social e também com pesquisadores, que são quem trazem informações sobre o ecossistema”, pontuou. 

Quase 80 comunicadores públicos, de 17 estados e do Distrito Federal, estiveram presentes. Faça parte da nossa comunidade você também e tenha acesso a momentos como esse. Associe-se em: https://abcpublica.org.br/associe-se/.  

Sobre Laércio Portela

Laércio Portela Delgado é ministro interino da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Coordenou a área de Comunicação Social do Ministério da Saúde e ocupou os cargos de diretor de mídia regional e secretário-adjunto de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

É graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Foi repórter de Polícia do Jornal do Commercio; repórter, editor e colunista de Política do Diário de Pernambuco. É fundador e editor do portal de jornalismo independente Marco Zero Conteúdo. Coautor do livro Vulneráveis – entre a emergência da vida e a incerteza do futuro. É autor dos documentários “Bora Ocupar” e “Território Suape”, ambos focados em comunicação pública para mobilização social.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *