Expressão gaudéria foi escolhida para dar nome ao portal que esclarece assuntos polêmicos – Foto: Karine Viana/Secom
O governo não combate a sonegação? O governador Sartori e os secretários também recebem o salário parcelado? O Zoológico de Sapucaia e o Jardim Botânico vão fechar? O governo tem dinheiro e parcela o salário por gosto? Acabar com os CCs resolve as finanças do Estado? Para responder essas e outras perguntas, a Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Estado criou o site naometrova.rs.gov.br.
A ideia é esclarecer boatos veiculados na internet, sobretudo nas redes sociais, e dúvidas levantadas pela mídia. “É mais um canal de interação, diálogo e esclarecimento entre o governo do Estado e as pessoas”, afirma o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú. “É uma conversa simples e direta, sem rodeios. Além de disseminar verdades, queremos desfazer inverdades”, acrescenta o secretário.
Para tanto, três etiquetas são utilizadas: É trova, Te liga e É fato. Elas qualificam todas as perguntas postadas na largada do site. A Secom pretende renovar os assuntos periodicamente, conforme estiverem em pauta nas redes sociais e na imprensa.
O nome Não Me Trova foi escolhido por ser uma expressão amplamente usada pelos gaúchos. “Este site encurta caminhos e esclarece a verdade. Aqui, estão os assuntos que te deixam com a pulga atrás da orelha. O Não Me Trova fala de forma clara para que ninguém caia em conversa fiada”, diz o texto oficial do site, na aba O que é.
“Transparência é uma marca central do governo Sartori. Não vamos fugir de assuntos duvidosos, que exigem esclarecimento”, explica o secretário de Comunicação.
O layout foi desenvolvido pela Procergs pensando no uso nas redes sociais, em especial o compartilhamento do conteúdo com imagens leves e descontraídas. No site, há espaço para o visitante questionar o governo sobre alguma informação que esteja se propagando. “Não deixa que te passem a conversa, nem fica com a pulga atrás da orelha. Envia a tua dúvida. A gente responde”, diz o texto.
Conteúdo
O assunto finanças predomina nos assuntos de estreia, com oito postagens. O Plano de Modernização do Estado ganhou cinco questões. Dos 20 assuntos que mais provocam debates sobre o governo nas redes sociais, 13 são boatos e receberam a etiqueta É trova. É fato carimba quatro questionamentos e Te liga, três. Outros assuntos abordados tratam dos servidores públicos, segurança, educação, ambiente, transparência e social.
Mais dados e informações sobre as principais atividades do governo ainda podem ser conferidas em 17 textos do @rgumento, uma seção que traz a posição oficial do Estado sobre assuntos relevantes para a sociedade gaúcha.
Fonte: Governo do Rio Grande do Sul