O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) completa oito anos de existência lançando o livro “Ética, Mídia e Tecnologia: entrevistas internacionais”. Em formato eletrônico e com download gratuito, o volume reúne quinze entrevistas com alguns dos maiores especialistas em ética e jornalismo no mundo: Charles Ess, Stephen Ward, Elena Real Rodrigues, Javier Darío Restrepo, Carlos Camponez, Rafael Capurro, entre outros.
As entrevistas foram realizadas pela equipe do objETHOS e publicadas em nosso site ao longo do ano. “É um conteúdo atual, original e muito precioso porque está totalmente em nossa língua. Decidimos juntar o material numa publicação dedicada para facilitar a leitura e a consulta”, comenta o professor Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do observatório.
“Ética, Mídia e Tecnologia: entrevistas internacionais” é o terceiro e-book lançado pelo objETHOS (baixe o primeiro: aqui. baixe o segundo: aqui), e é mais um produto do grupo que pesquisa, observa e estuda ética jornalística, crítica de mídia, e mudanças no jornalismo. Criado em setembro de 2009 no Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, o objETHOS reúne pesquisadores de outras quatro instituições (UFF, UFPR, Unisul e UEPG), além de graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.
No âmbito do grupo, já foram produzidas 15 dissertações de mestrado, realizados cinco eventos (quatro internacionais) e publicados outros três livros. Em oito anos de publicação ininterrupta, o site do objETHOS publicou mais de mil conteúdos, entre notícias, análises, pesquisas e materiais de consulta. Neste período, o site teve mais de 625 mil acessos.
O objETHOS é membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (Renoi) e tem parcerias internacionais com o Ceis20 da Universidade de Coimbra (Portugal) e com a Red Ética Segura, da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (Colômbia). Em 2017, começou um projeto de extensão para alfabetização midiática de estudantes do ensino médio em três escolas públicas de Florianópolis (SC).