O Prêmio Beth Brandão de Comunicação Pública entregue pela ABCPública vai para a pesquisadora e professora Maria Helena Weber

O prêmio Beth Brandão é entregue pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), a cada dois anos, durante o Congresso Brasileiro de Comunicação Pública (Compública), para reconhecer o trabalho de profissionais cuja atuação tenha contribuído significativamente para o uso estratégico da comunicação na construção da cidadania no Brasil e fortalecimento da democracia. Neste ano, a solenidade de entrega será no dia 20 de outubro, em Aracaju, cidade sede do III Compública.

A homenageada será a pesquisadora e professora titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Helena Weber, que é referência nacional na interface entre comunicação e política. Ao longo da carreira, desenvolveu produção científica e intelectual voltada à análise dos discursos políticos, da comunicação institucional e da construção simbólica da esfera pública.

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1C), a professora Maria Helena coordena o Núcleo de Comunicação Pública e Política (Nucop) e o Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP/UFRGS). É autora e organizadora de dezenas de livros, artigos e capítulos que se tornaram referência para pesquisadores e profissionais da área. Ao longo de sua carreira, orientou dezenas de dissertações e teses premiadas por entidades como Capes, Compolítica, Abracorp, Compós e SBPJor.

“Recebi com surpresa com a indicação porque é um prêmio muito importante e fiquei emocionada por saber que minhas reflexões, produção científica, minhas experiências e meu trabalho como professora foram reconhecidos e até premiados”, descreveu a professora Maria Helena Weber, destacando que “o legado de Elisabeth Brandão é um dos mais importantes no campo da comunicação pública com repercussões fundamentais para a comunicação política e governamental e, também, para a profissão de Relações Públicas. Beth Brandão questiona e analisa a responsabilidade dos sistemas e profissionais na comunicação entre o estado brasileiro e a sociedade e, a partir deste movimento, ‘comunicação pública’ passa a ser um conceito em construção, instigante teoricamente como demonstram tantas abordagens da produção científica e, ainda, profissionalmente, desafiador.”

Maria Helena Weber falou com exclusividade para a ABCPública sobre a emoção de ser indicada ao prêmio, sobre sua trajetória na comunicação e também sobre questões atuais e desafios que estão postos aos comunicadores públicos na atualidade. Leia a íntegra da entrevista AQUI

A comissão avaliadora, composta pelos comunicadores públicos Lincoln Macário, Alessandra Anselmo e José Agnaldo Montesso, declarou que “a professora preenche integralmente os requisitos do edital: relevante trajetória profissional em comunicação pública; contribuição acadêmica e/ou profissional significativa para a comunicação pública no Brasil; e atuação vinculada às diretrizes e missão da ABCPública”. Confira aqui a íntegra da justificativa.

Sobre o Prêmio Beth Brandão – O recebeu este nome em homenagem à jornalista, relações públicas, pesquisadora, consultora e professora Elizabeth Pazito Brandão, pela relevante atuação e engajamento na área de comunicação no Brasil. Brandão dedicou-se ao ensino, à pesquisa e a diversas atividades profissionais, sempre buscando o aprimoramento da comunicação, especialmente aquela voltada à qualidade da informação e ao relacionamento entre instituições e sociedade.

Participe do III Compública – O III Compública será realizado de 20 a 22 de outubro no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A expectativa é reunir cerca de 300 participantes de todo o país, entre pesquisadores, profissionais e estudantes da área, para discutir temas como emergência climática, direito à informação e as práticas contemporâneas da comunicação voltada ao interesse público.

Além das mesas de debate, já estão confirmadas minicursos e oficinas sobre temas como linguagem simples, comunicação pública estratégica, participação social, escuta ativa. Informações e inscrições AQUI.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *