Observatório da Comunicação Pública completa 10 anos com jornada na Fabico/UFRGS

O presidente da Associação Brasileira da Comunicação Pública, Jorge Duarte, é um dos palestrantes do evento, que acontece no dia 19 de setembro

A 5ª Jornada NUCOP de Comunicação Pública irá marcar os 10 anos de atuação do Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP), no dia 19 de setembro, a partir das 9h, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS), em Porto Alegre.

Dentre os palestrantes convidados, o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), Jorge Duarte, a professora de Ciência Política da UFPR e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT DD), Kelly Prudêncio, e a diretora do Instituto Mirante de Cultura e Arte do Ceará, Ana Javes Luz, abordam o tema “Comunicação Pública: responsabilidade, poder e memória” (ver programação).

O OBCOMP é um espaço público de pesquisa, classificação e compartilhamento de conteúdos e produtos relacionados aos campos da comunicação pública, política, governamental e social. É um projeto de extensão universitária vinculado ao Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP), grupo de pesquisa coordenado pela professora Maria Helena Weber, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFRGS). Também integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCTDD) e a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

“Estes dez anos do OBCOMP estão marcados pelo engajamento em defesa dos direitos humanos, sociais e políticos, como convém a uma universidade pública”, destaca Maria Helena Weber. “Insistimos na promoção do conceito de comunicação pública como imanente ao estado democrático e às instituições públicas e investimos nos processos de visibilidade e promoção do debate sobre temas de interesse público. Esses princípios orientam o monitoramento, a captura e a disponibilização de informações sobre a produção científica e saberes sociais relacionados ao campo”, ressalta.

A 5ª Jornada NUCOP de Comunicação Pública integra a agenda do Fórum de Comunicadores da UFRGS. O evento é aberto ao público interessado, sem custos e com inscrição prévia neste link. Será realizado no Auditório 2 da Fabico/UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2705).

Programação da 5ª JORNADA NUCOP DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA: 10 ANOS DO OBSERVATÓRIO DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

9 horas – Mesa 1 – Abertura

Profa. Dra. Ana Taís Martins, diretora da Fabico/UFRGS

Prof. Dr. Rudimar Baldissera, coordenador do PPGCOM/UFRGS

Dr. Jean Rossato, diretor do Departamento Administrativo e de Registro da Extensão da Pró-Reitoria de Extensã/UFRGS

Prof. Dra. Ana Regina Rego, Rede Nacional de Combate à Desinformação (participação remota)

Prof. Dr. Wilson Gomes, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (participação remota)

Mediação: Profa. Dra. Maria Helena Weber, coordenadora do NUCOP – Grupo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política e do OBCOMP

10 horas – Mesa 2 – Comunicação Pública: responsabilidade, poder e memória

Prof. Dr. Jorge Duarte, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública

Profa. Dra. Kelly Prudêncio, Ciência Política UFPR e INCT DD

Dra. Ana Javes Luz, diretora do Instituto Mirante de Cultura e Arte do Ceará

Mediação: Profa. Dra. Fiorenza Carnielli, NUCOP/OBCOMP

14h30 – Mesa 3 – Avaliação e Futuro do OBCOMP

Ana Javes Luz, Basilio Sartor, Caroline Casali, Fiorenza Carnielli, Janaína Gomes, Maria Berenice Machado, Maria Helena Weber, Marline Brenol, Sandra Gonçalves e Sara Feitosa (coordenação OBCOMP)

Mediação: Prof. Dr. Carlos Locatelli (NUCOP/OBCOMP)

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *