Comunicação pública foi assunto de aula ministrada nesta terça-feira (20/08)
Os princípios que devem nortear a comunicação pública, a atuação da Associação Brasileira de Comunicação (ABCPública) e cases de sucesso foram alguns dos assuntos tratados, nesta terça-feira (20/8), com 35 capitães do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), alunos do Curso de Especialização em Gestão e Proteção e Defesa Civil (CEGEDEC – 2024). A palestra foi ministrada pela vice-presidente de Comunicação da ABCPública e chefe da Assessoria de Comunicação no Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), Lília Gomes.
“A palestra destacou de maneira brilhante como o avanço da comunicação, aliado à profissionalização das práticas institucionais, é fundamental para fortalecer o diálogo com a sociedade e promover uma imagem pública sólida e confiável”, avaliou o capitão BM Thales Gustavo de Oliveira Costa.
De acordo com Lília Gomes, as estratégias de comunicação pública empreendidas pelo MPT e entidades parceiras para o enfrentamento à exploração do trabalho infantil e adolescente foi um dos exemplos tratados na palestra.“O combate ao trabalho infantil rompeu as barreiras processuais para se tornar uma causa pública e interinstitucional e vem ganhando cada vez mais espaço na arena pública de debates. Acreditamos que esse é um caminho imprescindível para vencermos essa forma de exploração humana. Por meio do Prêmio MPT na Escola, por exemplo, a comunidade escolar é capacitada e mobilizada para debater as questões em sala de aula e os alunos a produzir conteúdo para participar da premiação. Em 2023, cerca de 150 mil pessoas se mobilizaram para falar do assunto em Minas Gerais. Isso é Comunicação Pública, que empodera, que inclui o cidadão em diálogos que são do seu interesse!”, enfatizou a palestrante.
Para o capitão BM Luiz Henrique “a comunicação pública clara e simples foi trazida pela palestrante Lília Gomes como uma importante ferramenta das instituições para alcançar verdadeiramente o seu público. Fazer com que a informação entre os interlocutores surta efeito como o idealizado é o grande diferencial de uma comunicação pública efetiva. O CBMMG tem desempenhado com êxito, mas ainda é necessário manter a capacitação e formação dos comunicadores como pauta vigente na corporação”.
As iniciativas adotadas pelos bombeiros em redes sociais também foram destacas na aula. “Os bombeiros vêm se consolidando como uma corporação de comunicadores, onde os projetos de comunicação com o cidadão são encampados por todos. Em suas redes sociais, destacam-se os vídeos produzidos em linguagem simples, com criatividade e protagonizados pelos próprios integrantes da corporação. O resultado é sucesso. Na rede social Instagram os Bombeiros são pioneiros com mais de 560 mil seguidores, à frente de todos os tribunais superiores. No TikTok, acumula mais de 1,7 milhões de curtidas”, descreveu Lília Gomes.
De acordo com a coronel Jordana Daldegan, instrutora da disciplina Comunicação Organizacional no curso, a corporação também conquistou mais uma vitória na comunicação pública, neste ano. Eles conseguiram autorização para não retirar conteúdo de interesse público do ar, no período de defeso eleitoral, após apresentar requerimento com fundamentação sobre a importância do conteúdo produzido para o cidadão, junto à Advocacia Geral da União em Minas Gerais. A coronel Jordana Daldegan destacou que os 35 alunos, capitães do CBMMG, exercem função de assessoramento e comando nas diversas Unidades da Corporação em todo o Estado e que o curso é um pré-requisito para ascensão na carreira, sendo, portanto, de alta relevância a qualificação para a comunicação em todas as suas perspectivas.
Confira aqui a participação da ABCPública no curso em 2023.