A primeira edição do Encontro Regional da ABCPública no Ceará deste ano foi realizada no último sábado, 18 de maio, em Fortaleza. O evento reuniu profissionais de Comunicação de diferentes instituições do setor público e proporcionou espaço para a troca de experiências e debates sobre futuras ações locais em defesa da Comunicação Pública.
Durante o encontro, houve a apresentação de um caso de sucesso da equipe de Comunicação do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ/CE). Os jornalistas Ilo Santiago e Talita Silva falaram sobre todas as etapas, desafios e aprendizados com a cobertura do julgamento da chacina do Curió, o maior julgamento nos 150 anos da Justiça cearense.
Para a jornalista Danielle Campos, que chefia a Unidade de Reportagem da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a apresentação da cobertura realizada pela equipe do TJ trouxe ensinamentos importantes em várias perspectivas. “É uma aula de planejamento, gestão de crise, relacionamento com a imprensa e transparência com a sociedade”, avaliou.
Além da apresentação de caso, o encontro proporcionou momentos de networking entre os participantes. “Nós discutimos desafios, trocamos ideias e experiências exitosas que podem ser replicadas em nossos órgãos, além, claro, de pensar em parcerias”, destacou Ana Vitória Marques, jornalista da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
O diretor regional da ABCPública, Wanderson César, destacou a importância de eventos que promovam reflexões sobre a comunicação pública, abordando temas como transparência, acesso à informação e direitos do cidadão. Já o jornalista Ilo Santiago defendeu a atuação de entidades, como a Associação, na busca por melhorias na estrutura das assessorias de comunicação do setor público e regulamentação do trabalho nessa área.
Com o intuito de planejar a execução de novas ações de promoção da comunicação pública, os profissionais do Ceará agendaram, para agosto, uma reunião de trabalho.
Conheça mais sobre a cobertura do Caso Curió, o maior julgamento nos 150 anos da Justiça cearense
A Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (Ascom/TJCE) desempenhou, de junho e setembro de 2023, uma das atividades mais desafiadoras nos 150 anos de história do Poder Judiciário: a cobertura dos julgamentos de 20, dos 30 policias militares acusados de participação nos crimes que resultaram na morte de 11 pessoas, além de três tentativas de homicídio e quatro vítimas de tortura na capital cearense, em novembro de 2015. O episódio, que ficou conhecido como “Chacina do Curió”, teve 45 agentes denunciados e 44 deles tornaram-se réus na Justiça.
Os julgamentos ocorreram em três sessões que, juntas, duraram 19 dias. Para dar suporte aos jornalistas, a Ascom criou uma plataforma digital, denominada “Caso Curió: O maior julgamento nos 150 anos da Justiça cearense” para fornecer informações em tempo real aos jornalistas e à sociedade de modo geral.
O hotsite foi pensado e produzido para facilitar o trabalho dos profissionais da imprensa não somente na cobertura dos julgamentos, mas também com explicações sobre os procedimentos que envolvem uma ação penal de competência do júri. Foram produzidas ilustrações didáticas com o passo a passo do andamento processual, vídeos explicativos com a temática “Entenda o Tribunal Popular do Júri”, explorando as Fases, os Quesitos e Dosimetria, Desclassificação e Quesitação, tudo para auxiliar a compreensão.
Também foi disponibilizada sala de imprensa para receber os jornalistas, além de ser utilizada para a realização de coletivas de imprensa com familiares, acusação e defesa que atuavam no caso. A plataforma também foi pensada para hospedar as imagens dos dias dos julgamentos, com fotos e vídeos, uma vez que os veículos externos não tinham autorização para registros, por motivo de segurança dos jurados, vítimas, testemunhas, réus e familiares. Ao menos duas vezes por dia, as imagens eram disponibilizadas para download. Além disso, também eram feitas imagens na aba da transmissão em tempo real, bem como os textos.
Acesse o hotsite criado para a cobertura: https://juri-curio.tjce.jus.br/.
Faça parte da ABCPública e venha participar de experiências como essa. Associe-se em: https://abcpublica.org.br/associe-se/.