Apenas 20 km separam Aracaju de São Cristóvão, cidade sergipana que entre 20 e 22 de outubro sedia o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. Jornalistas e comunicadores públicos de todo o país vão debater sobre ‘Emergência Climática e Direito à Informação’ em meio a muita cultura e história.
O ComPublica vai acontecer na Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizada no município de São Cristóvão. Com 95 mil habitantes, a cidade é um berço histórico de Sergipe, sendo uma atração à parte para quem participar do congresso.
São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do Brasil, com conjunto arquitetônico colonial bem preservado e tombado pelo Iphan 1939. Uma das atrações principais é a Praça São Francisco, que abriga edifícios públicos e privados que atraem milhares de turistas incluindo igrejas, conventos, museus e outros prédios históricos.
Hospedagem e deslocamento
Apesar de tantos atrativos, grande parte dos participantes ficará hospedada em Aracaju, que conta com infraestrutura hoteleira, assim como bares e restaurantes, especialmente na Orla de Atalaia, um dos principais pontos turísticos da capital.
Na orla, além de desfrutar de bares, restaurantes com gastronomia regional, há o oceanário do Projeto Tamar e espaços culturais que refletem a riqueza da cultura sergipana.
O deslocamento entre Aracaju e o campus da UFS pode ser feito por transporte público ou por aplicativos de mobilidade. Para turistas, a opção mais segura e recomendada é o uso de carros por aplicativo. Saindo dos Arcos da Orla de Atalaia, a viagem até a UFS custa, em média, R$30 e leva aproximadamente 25 minutos.
Comunidade acadêmica
Acadêmicos, professores e profissionais de comunicação do Sergipe aguardam ansiosos pelo III ComPública, onde poderão trocar conhecimento e apresentar um pouco da cultura do Estado nordestino.
A colaboração entre o Departamento de Comunicação Social (DCOS) da UFS e a ABCPública para a realização do evento, destaca o professor Mário César, que integra a comissão local de organização, “tem o objetivo de contribuir para a produção e disseminação de conhecimentos sobre comunicação pública no Brasil, promovendo avanços concretos nessa área tão essencial para a democracia”.
Para a professora do curso de Jornalismo da UFS, Alice Oliveira de Andrade, que coordena a Comissão de Comunicação do III ComPública, atuar nessa área do evento será uma oportunidade importante para os estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Ela destaca, por exemplo, que “a cobertura de um evento desse porte funciona como uma verdadeira aula de jornalismo, já que envolve todas as etapas do processo produtivo, como definição de pauta, apuração, produção, edição e publicação”.
III ComPública
A terceira edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, contará com 20 horas de atividades que incluem conferência, mini cursos, oficina, mesas temáticas e apresentação de artigos científicos e premiações como o Prêmio Beth Brandão e Neuza Meller, reforçando sua relevância institucional.
As atividades começam às 13h do dia 20 de outubro e se estendem até às 20h do dia 22 de outubro. Durante os três dias, profissionais e estudantes vão debater sobre ‘Emergência Climática e Direito à Informação’.
As inscrições seguem abertas até o dia 15 de outubro e já estão no terceiro lote. Para se inscrever basta acessar o site https://doity.com.br/iii-compublica, onde também é possível conferir a programação completa.
O III ComPública tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Banese, Social Media Gov, Tribunal de Contas de Pernambuco. Os parceiros são Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, DCOS, Doity, Compolítica e os apoiadores são Assembleia Legislativa, deputada estadual Linda Brasil, Prefeitura de Aracaju, Ebserh e Hotel Celi Connect.

