TCU quer se aproximar dos cidadãos

Por Alessandra Anselmo

Ter uma relação mais próxima com os cidadãos do país é o desafio da nova gestão da Secretaria de Comunicação Social do Tribunal de Contas da União (TCU), afirmou o novo titular da área, Flávio Sato, em conversa na última semana com o coordenador do Comitê Temático de Publicidade da ABCPública, Jun Tomikawa, e a diretora da regional do Distrito Federal da entidade, Alessandra Anselmo

O objetivo dos representantes da ABCPública foi conhecer a estrutura de comunicação do TCU e aproximar a associação dos colegas que lá trabalham. No tribunal, eles foram recebidos por Flávio e também pelo secretário-adjunto de Comunicação, Guilherme Rocha da Silva, e pelo responsável pela comunicação interna do tribunal, o Fábio Gomes França, associado à ABCPública.

Flávio e Guilherme assumiram há pouco tempo a direção da Comunicação do TCU. Segundo Flávio, “o presidente atual do tribunal valoriza a comunicação e quer investir em uma relação mais direta com os cidadãos, promovendo campanhas para estimular a denúncia de mau uso de recursos públicos, pontes com problemas, entre outros”. A área de comunicação interna, que já teve trabalhos premiados em encontros e congressos, foi incorporada recentemente à Secretaria de Comunicação.

Hoje, a Secretaria de Comunicação do TCU tem cerca de 18 servidores e 40 terceirizados, que se dividem principalmente entre as funções de produção de conteúdo, atendimento à imprensa e comunicação interna. Flávio disse que há a intenção de melhorar o organograma da secretaria, que hoje apresenta sobreposição e acúmulos de funções, mas não há a possibilidade de se alterar o orçamento da secretaria. Já Guilherme afirmou que o trabalho da Secretaria de Comunicação passou a ser melhor compreendido internamente depois que contrataram jornalistas terceirizados para atuarem diretamente nas áreas técnicas do tribunal, já que a demanda por releases e notícias sempre foi maior do que a capacidade de atendimento da Secretaria de Comunicação.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *