A campanha “#ToyLikeMe” (“Brinquedo como eu”) foi fundada em abril de 2015 pela jornalista britânica Rebecca Atkinson conjuntamente com pais de crianças deficientes que estavam cansadas de não encontrarem nenhuma representação positiva de deficiências em brinquedos. O grupo começou a modificar brinquedos tradicionais para dar características de deficiências a eles. Depois, o grupo encorajou seguidores do Twitter e do Facebook a mandarem suas criações também. Os resultados foram compartilhados e visualizados milhares de vezes, tornando-se virais.
Campanha #toylikeme
Convencida de que as grandes empresas de brinquedo deveriam se preocupar em representar as 150 milhões de crianças portadoras de deficiência ao redor do mundo, o grupo começou a chamar tais empresas para apoiarem a campanha. Algumas pequenas empresas produtoras de brinquedo no Reino Unido foram rápidas em responder e aceitar a campanha. Um grande trunfo viria tempos depois. A LEGO demorou noves meses para emitir uma resposta – que, felizmente, foi positiva: em janeiro deste ano, a Lego mostrou publicamente sua primeira cadeira de rodas para bonequinhos.
Várias empresas de brinquedo já demonstraram suporte à campanha. A Playmobil foi a primeira grande companhia a demonstrar apoio, e está trabalhando em uma coleção de brinquedos portadores de deficiencia para 2016-2017. A campanha também foi noticiada em inúmeros veículos midiáticos importantes, como a Fox e CNN, além de também ter recebido apoio de celebridades.
Recentemente, foi lançado uma arrecadação de fundos online, para que a toylikeme possa crescer e passar para o proximo nivel, criando um website que celebrasse a diversidade e representatividade nos brinquedos. As 18 mil libras já foram arrecadadas no dia 18 de fevereiro deste ano.
Para mais informações, acesse o facebook da campanha ou o twitter da campanha