Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)Por Alice Mendonça e Maria Eduarda Rocha, acadêmicas de jornalismo da UFS
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) será sede do III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, um dos maiores eventos de comunicação pública do Brasil. O encontro acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no campus de São Cristóvão (Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos), reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais da área para debater os desafios e perspectivas da comunicação pública no país.
Realizado pela ABCPública, o encontro conta com a parceria do Departamento de Comunicação Social (DCOS) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFS.
Para a vice-presidente de Relações Acadêmicas da associação, Ana Paula Lucena, a articulação de parcerias é fundamental para o sucesso do evento. “Isso é muito importante, porque significa que acreditam no Congresso Brasileiro de Comunicação Pública como um espaço para fortalecer essa causa. Os parceiros nos ajudam a integrar comunicadores públicos de todo o Brasil, trocar conhecimentos e compartilhar práticas inspiradoras”, destaca.
Com o tema “Emergência climática e o direito à informação”, o congresso propõe reflexões sobre o papel da comunicação pública diante dos desafios ambientais e da garantia de acesso à informação de qualidade. Segundo Ana Paula, a expectativa é que o encontro incentive uma atuação mais crítica e comprometida dos profissionais. “Esperamos que o III ComPública inspire os participantes a pensarem numa prática mais comprometida com o cidadão e o meio ambiente. Será uma oportunidade única de conhecer e trocar experiências com comunicadores de todo o Brasil”, afirma.
A programação inclui conferências, mesas temáticas, oficinas, seis minicursos, apresentações de trabalhos acadêmicos e relatos de boas práticas em comunicação pública, promovendo a integração entre teoria e prática. A abertura também será marcada pela entrega dos Prêmios Neuza Meller e Beth Brandão. Nesta edição, a professora e pesquisadora Maria Helena Weber será homenageada pelo conjunto de sua contribuição ao campo da comunicação pública.
De acordo com a organização, a expectativa é reunir cerca de 300 participantes, entre comunicadores de órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, pesquisadores, ativistas e estudantes.
A escolha da UFS como sede é vista como um passo importante para a descentralização dos debates. Ana Paula Lucena explica que a instituição foi selecionada pela sua relevância acadêmica, social e regional, além da sintonia com os temas propostos. “Ao trazer o congresso para Sergipe, aproximamos ainda mais a universidade da sociedade, reforçando nosso compromisso de debater práticas que favoreçam a transparência, o acesso à informação e a participação social”, avalia.
Para o professor de Jornalismo da UFS e coordenador do evento, Josenildo Guerra, receber o congresso na instituição representa a oportunidade de ampliar parcerias e diálogos acadêmicos. “A importância de sediar um evento como esse está na possibilidade de diálogo com a ABCPública, uma instituição de grande relevância no campo da comunicação. Isso pode abrir caminho para colaborações, prospecção de parcerias e intercâmbio de experiências acadêmicas e profissionais, tanto com a equipe da ABCPública quanto com os participantes do congresso”, afirma.
Ele ressalta ainda a contribuição do DCOS e do PPGCOM na organização. “Professores e estudantes têm desempenhado papel essencial nas diferentes frentes de trabalho, o que é fundamental para garantir o êxito do evento. A comunidade acadêmica pode esperar um ambiente rico em debates, com palestrantes qualificados e a realização dos Grupos de Trabalho (GTs), que discutirão boas práticas e questões centrais da área”, completa Josenildo.
III ComPública
A terceira edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, contará com 20 horas de atividades que incluem conferência, mini cursos, oficina, mesas temáticas e apresentação de artigos científicos e premiações como o Prêmio Beth Brandão e Neuza Meller, reforçando sua relevância institucional.
As atividades começam às 13h do dia 20 de outubro e se estendem até às 20h do dia 22 de outubro. Durante os três dias, profissionais e estudantes vão debater sobre ‘Emergência Climática e Direito à Informação’.
As inscrições seguem abertas até o dia 15 de outubro e já estão no terceiro lote. Para se inscrever basta acessar o site https://doity.com.br/iii-compublica, onde também é possível conferir a programação completa.
O III ComPública tem como patrocinadores Banco do Nordeste, Banese, Social Media Gov, Tribunal de Contas de Pernambuco. Os parceiros são Governo do Estado de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, DCOS, Doity, Compolítica e os apoiadores são Assembleia Legislativa, deputada estadual Linda Brasil, Prefeitura de Aracaju, Ebserh e Hotel Celi Connect.

