2ª Conferência Livre de Comunicação e Saúde: inscrições prorrogadas

Em 16 de maio, das 9h às 12h, em formato remoto, realiza-se a plenária final da 2ª Conferência Nacional Livre de Comunicação e Saúde (2ª CLCS) com o objetivo de propor a elaboração de uma política nacional de comunicação para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Realizada por um coletivo de comunicadoras(es) do SUS, o Fórum Permanente de Comunicação e Saúde, com integrantes de entidades do campo da saúde coletiva, de defesa de direitos, da comunicação pública e outras envolvidas no debate da comunicação e saúde, a 2ª CLCS tem por missão levar ao Conselho Nacional de Saúde e em seguida ao Ministério da Saúde propostas que criem condições para melhorar a comunicação do SUS.

No conjunto das propostas destacam-se, além da previsão de uma política nacional de comunicação adotada pelo Ministério da Saúde e que seja indutora para estados e municípios, propostas relacionadas à garantia do direito à comunicação, assim como à saúde e o exercício da cidadania, incluindo o direito à informação, à livre expressão e participação de todos os que constroem e utilizam o SUS. Também é defendida a criação de uma carreira de comunicadores públicos para assegurar a continuidade e a eficiência dos serviços prestados, bem como a legalidade e a impessoalidade na gestão, com foco no cidadão.

Até vinte propostas podem ser escolhidas na plenária final da 2ª CLCS e levadas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, de 2 a 5 de julho, etapa final de um processo democrático e participativo em que a população é convidada a deliberar sobre as políticas do SUS. 

Embora as conferências nacionais de saúde realizam-se a cada quatro anos desde 1941, a ampla participação da população ainda é um desafio, mesmo com a abertura à participação popular assegurada desde os anos 80. Ampliar o acesso da população ao direito de participar das conferências de saúde é mais um dos desafios dos comunicadores e comunicadoras do SUS. 

As inscrições para a 2ª Conferência Livre de Comunicação e Saúde foram prorrogadas até 10/5. Basta preencher o formulário de inscrição:  https://encurtador.com.br/gqxy7

Serviço:
Quando e onde: 16 de maio (terça-feira), das 9h às 12h, em formato remoto, com link disponibilizado para pessoas inscritas.

Informações de base sobre a plenária final da 2ª CLCS: https://encurtador.com.br/ghoV7

Siga o evento no Instagram e LinkedIn.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *