ABCPública participou das comemorações dos 40 anos da Rede Minas

A importância da comunicação pública foi tema de debate em duas edições do programa Opinião Minas

“Fortalecer canais de comunicação pública é uma das emergências atuais para proteger a democracia brasileira, sobretudo para fazer frente ao movimento pela desinformação que ganha força no mundo inteiro, favorecido pela novas tecnologias de comunicação”, destacou a vice-presidente de comunicação da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), Lília Gomes de Menezes, no programa Opinião Minas, edição comemorativa dos 40 anos de fundação da Rede Minas de Televisão, que foi ao ar no dia 16 de dezembro de 2024.

Fundada em 14 de agosto de 1984, a Rede Minas vem oferecendo uma grade de programação focada na promoção de educação e cultura, seja com programas próprios ou reprodução de conteúdo de emissoras como a TV Brasil. O Programa Opinião Minas, apresentado pela jornalista Érica Vieira coloca diariamente temas de interesse do cidadão, reunindo fontes de credibilidade para analisar fatos do cotidiano nas áreas de saúde, psicologia, educação e cidadania.

Diferentemente das TVs comerciais, a TV pública tem a missão de selecionar suas pautas, suas fontes, sua grade de programação tendo como foco o cidadão e sua formação para o exercício da cidadania. Enquanto a TV comercial tem como alvo principal o lucro, a emissora pública deve ter como foco a promoção de conteúdo educativo, reflexivo. O direito do cidadão de ser informado para ser participativo está assegurado na Constituição Federal como um direito fundamental, porque só podemos pensar, falar e agir a respeito do sabemos, portanto, promover a mediação entre o cidadão e fontes de alta credibilidade, que possam apresentar os fatos sociais com fundamento em dados e informações confiáveis, é fundamental, defendeu Lília Gomes de Menezes durante o debate.

Presente em outra edição do Opinião Minas, que comemorou os 25 anos do programa, a diretora da ABCPública no Distrito Federal, Alessandra Anselmo, defende que a educação e interação de  tvs públicas com a população fazem parte da Comunicação Pública. “A Comunicação Pública coloca o cidadão no centro, então o interesse do cidadão e a boa informação que vai fazer ele tomar melhores decisões é fundamental”, afirmou. 

Durante sua participação no programa, Alessandra Anselmo ainda ressaltou a importância das emissoras públicas no combate à desinformação. “É um trabalho de formiguinha, mas que tem que ser feito o tempo todo. Nem sempre a informação não é uma mentira, mas está descontextualizada e o papel de uma emissora pública é traduzir e ajudar as pessoas a entenderem”, completou. 

Confira os trechos das participações das associadas no canal da ABCPública no Youtube:

As íntegras dos vídeos estão no canal do Opinião Minas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *