ABCPública publica planilha para facilitar priorização no Concurso Nacional Unificado

Com 90 vagas destinadas à área de comunicação, o primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CNU) do Governo Federal abre inscrições nesta sexta-feira, 19 de janeiro. De acordo com o edital, na hora da inscrição o interessado deve escolher a ordem de prioridade dos cargos. Para facilitar essa definição, a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) elaborou uma planilha que contém os cargos, o número de vagas e as remunerações previstas para comunicação, bem como o peso de cada eixo temático de acordo com o cargo.

As vagas destinadas à área de Comunicação Social estão previstas no Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública. Além delas, o documento inclui dados dos cargos cujas vagas são abertas para qualquer área de conhecimento, ou seja, aos quais os comunicadores também podem concorrer.

“A tabela está organizada por órgão, em ordem decrescente do número de vagas. Traz ainda o conteúdo programático previsto para o bloco, dividido por eixo temático,” explica a coordenadora do Comitê de Carreira e Estrutura da ABCPública, Allana Albuquerque, responsável pela elaboração do material.

Faça o download da planilha em Excel e em PDF.

Edital

“Lembre-se que o material é apenas um facilitador. É fundamental que todos que irão concorrer as vagas leiam atentamente o edital”, alerta a coordenadora do GT. O edital, publicado em 10 de janeiro, oferta no total 6.640 vagas, divididas em 8 blocos. No Bloco 7, são sete cargos voltados a profissionais da área de Comunicação Social, sendo um deles destinado especificamente para Produção Audiovisual e Publicidade e Propaganda.

O item 11.6.2 do edital diz que “a escolha soberana de prioridade dos cargos e especialidades do candidato realizada no momento da inscrição será obedecida para novos chamamentos”.

As inscrições vão até 9 de fevereiro. A aplicação das provas objetivas e discursivas ocorrerá em 5 de maio.

Mais vagas

O fortalecimento da carreira de comunicação pública e a realização de concursos públicos para a área estão entre as metas da ABCPública. Desde o ano passado, a associação realizou várias reuniões sobre o tema com o Ministério da Gestão e Inovação, responsável pelos concursos no Poder Executivo, e com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. As negociações continuam em 2024.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *