
Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a Câmara Municipal de Praia Grande sediou o 3º Congresso de Comunicação Pública de Sudeste (COMUNICA), que reuniu profissionais e pesquisadores que atuam na comunicação de instituições públicas de diversos lugares do Brasil. O evento, cujo tema foi “A comunicação pública no fortalecimento da democracia”. apresentou palestras, debates e exposições com trocas de experiências no campo da democratização do acesso à informação pública de qualidade.
A Mesa de abertura foi composta pelo vereador Márcio Alemão, presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Praia Grande; pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão; pelo presidente da Câmara Municipal de Araras, Rodrigo dos Santos; pela presidente da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (APEL), Nelly Monteiro; pelo presidente da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Gérson de Castro; pelo professor e especialista em Comunicação da ABC Pública, Michel Carvalho; pelo presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari; e pelo diretor-executivo do Instituto Brasileiro Legislativo/Interlegis, Nilo dos Santos.
Os associados da ABCPública participaram de três momentos do Congresso. No primeiro, a Mesa-Redonda foi “A Comunicação Pública nos Legislativos Municipais”. Com mediação do jornalista Marcelo Damasceno, da Câmara Municipal de Itapevi, cinco profissionais expuseram suas experiências de comunicação no Poder Legislativo: Artur Novak Junior (Câmara de Praia Grande); Vinicios Franzoni (Câmara de Araras); Cíntia Papile (Câmara de Porto Feliz); Érison Martins (Câmara de Barueri); e Rebeca Moreira (Câmara de Itapevi).
Já a Mesa-Redonda “Boas Práticas em Comunicação Pública” reuniu quatro associados da ABCPública. Com participação da diretora-adjunta da entidade na regional São Paulo da ABCPública, Kátia Vanzini; do chefe da Assessoria de Comunicação da Controladoria-Geral do Município de São Paulo, Wagner Taques da Rocha; e da chefe da Assessoria de Comunicação da Polícia Penal, Mariana Borges; e mediação de Paulo Beraldo, membro da ABCPública. O encontro apresentou seus trabalhos realizados e norteados pelos bons princípios da Comunicação Pública, como garantir o acesso à informação, promover direitos e a democracia e o foco no cidadão.
Encerrando o Comunica, a Mesa-Redonda “Comunicação Pública e Universidade: Quem Formará os Profissionais que Atuarão nas Assessorias dos Órgãos Públicos?” contou com a mediação do professor Michel Carvalho, diretor da ABCPública da Regional São Paulo, e a exposição do professor-doutor e coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, Robson Bastos; e a professora-doutora da Universidade Metropolitana de São Paulo, Cilene Victor. Os especialistas debateram as diretrizes da formação que está sendo oferecida pela Academia aos estudantes de Jornalismo para que eles possam desenvolver a comunicação cidadã nos órgãos governamentais. “Será que a Comunicação Pública vai se aproximar do cidadão reproduzindo as lógicas do mercado? Audiência, número de visualizações são fatores importantes para um órgão público? Não necessariamente. Questões éticas e cidadãs devem nortear a ação de um profissional que atua no setor público”, concluiu o dirigente da ABCPública.

