#ABCPúblicaConecta apresenta Seminário Gestão de riscos e reputação no âmbito das organizações públicas.

As inscrições estão abertas para o Seminário Gestão de Riscos e reputação no âmbito das organizações públicas, evento organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública, que ocorrerá de forma online e gratuita no dia 25 de junho, via plataforma Google Meet e Youtube da ABCPública.

O evento contará com duas apresentações, com abordagens distintas sobre gestão de riscos e crise em Comunicação Pública, sendo dois palestrantes. Antonio Lassance, Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Avançada, irá apresentar uma ferramenta inédita de prospecção de cenários futuros que tem por objetivo identificar possíveis riscos e ameaças que comprometem a reputação da Administração Pública. O próximo palestrante é Giovanni Nobile, gerente da gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, que irá argumentar o valor da reputação como um ativo intangível para as empresas públicas e vai contar um pouco da experiência do Banco do Brasil.

Para se inscrever ou obter mais informações, clique aqui.

Por que esse tema é tão importante?

O trabalho do Comunicador muitas vezes fica tomado pelos “incêndios” acontecendo em sua área, alguns pequenos, outros maiores, mas que em geral afetam a reputação e a credibilidade de seu trabalho e da sua organização. Por isso mesmo, ferramentas adequadas para lidar com situações de crise se tornam cada vez mais necessárias, pesquisadas e difundidas. O seminário propõe abordagens para lidar com a crise, mas também saber identificá-la, e antes disso, lidar com a gestão da reputação, como dito pelo Vice-presidente de Coordenação Regional, Armando Medeiros: “que tal antes de falarmos em crise, falarmos na gestão da reputação? Que é o escudo para enfrentar os momentos de crise, inevitáveis na Administração Pública.”

Armando comentou também sobre a finalidade e a importância do tema: “O objetivo é atualizar gestores nos procedimentos de  identificar e mitigar proativamente os diversos riscos que impactam  a administração pública e minam  a confiança nas instituições. A discussão de riscos e da reputação é vital para proteger e fortalecer o ativo mais valioso da administração pública: a confiança da sociedade.”

Sobre os Palestrantes

Antonio Lassance é servidor da carreira de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, na Diretoria de Estudos Internacionais. Doutor em Ciência Política. Foi coordenador da Comunicação do Ipea (2023), assessor do Presidente da República, Secretário-Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e chefe de Gabinete da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (de 2003 a 2010) e chefe de gabinete da vice-governadoria do Distrito Federal (1995-1998). É autor do livro Instituições, Estado e Democracia (2a. edição: 2024) e coorganizador do livro Federalismo à Brasileira (2012).

Giovanni Nobile é jornalista (UEL), especializado em comunicação em crises em organizações públicas e privadas e em comunicação popular e comunitária. É diretor do capítulo Aberje Brasília e atua como gerente de gestão de risco de reputação no Banco do Brasil. Além disso, ao longo de quase 15 anos, também acumulou experiências relevantes na assessoria de imprensa e na comunicação interna do Banco. Também já colaborou para a revista Piauí e em outros jornais. Liderou projetos que foram vencedores de três Prêmios Aberje e mantém coluna no Portal Aberje.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *