A Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) realizou, nesta segunda-feira, 09 de fevereiro, a primeira Assembleia Geral de 2026. Realizada por videoconferência, teve três objetivos centrais: formalizar mudança na composição da diretoria, apresentar o balanço das ações de 2025 e compartilhar diretrizes do planejamento para 2026.
No item deliberativo, a assembleia tratou da substituição de Ana Paula Lucena, Vice-Presidência de Relações Acadêmicas. Ana saiu por motivos familiares e recebeu muitos elogios por seu desempenho. Ana, que é professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, continuará atuando na ABCPública, principalmente no Comitê Editorial. Em seguida, foi apresentada a recomposição: Rachel Gonçalves, associada que atua no Senado Federal, passa a responder pela Vice-Presidência de Relações Legislativas e Governamentais. Cláudia Lemos assume a VicePresidência de Relações Acadêmicas. A proposta foi submetida à plenária e aprovada.
Tematizar a comunicação pública
Na condução da assembleia, o presidente da ABCPública, Jorge Duarte, reafirmou o propósito da ABCPública de “tematizar” a comunicação pública, colocá-la na agenda e elevar a qualidade da comunicação para o cidadão, destacando que o campo tem ganho destaque com eventos e publicações e que o desafio agora é aproveitar esse momento para fortalecer práticas de qualidade.
Destacando a iniciativa dos integrantes da entidade, não apenas na diretoria nacional, mas também nas regionais e nos conselhos e comitês, o presidente da ABCPública abordou resultados de 2025. Citou a mobilização nacional por meio de eventos e do congresso, a ampliação do quadro social e o esforço de gerar “documentos e publicações de referência”. Destacou ainda a intensificação da frente editorial e digital, mencionando a produção de diretrizes para comunicação pública digital, o aumento de conteúdos no portal e indicadores de
alcance em canais como Instagram e YouTube.
No eixo de iniciativas, lembrou livros e editais de apoio a obras relacionadas à comunicação pública, parcerias, a valorização de práticas por meio de premiações, além de posicionamentos públicos e participação em debates. Citou como exemplos a carta sobre transparência e acesso à informação e recomendações em protocolo do Tribunal Superior Eleitoral. Entre os destaques,
doze eventos promovidos pela ABCPública em 2025 e a presença regular em palestras e debates em diversas instituições sobre o tema. Também destacou o fato de que a entidade já tem 445 associados e está presente em todos os Estados brasileiros.
Estabilidade financeira e o desafio da adimplência
No bloco financeiro, foram compartilhados dados gerais sobre receitas e despesas do exercício, com ênfase no desafio de ampliar a adimplência e sustentar a ampliação de atividades.
A vice-presidente de Gestão e Parcerias, Kárita Sena, caracterizou 2025 como um ano de crescimento institucional com contas “no empate” entre receitas e despesas — com uma base de associados considerada alta, mas ainda com adimplência abaixo do ideal. No lado das receitas, destacou o desempenho do ComPública, particularmente os patrocínios, e o curso completo com a Aberje como receitas substantivas. Pelo lado das despesas, falou sobre os custos fixos e operacionais.
Na avaliação de Kárita, a situação atual é estável, porém dependente de ajustes práticos para reduzir inadimplência como tornar o pagamento mais simples e recorrente, com cobrança mais ativa, lembretes e automatizações para facilitar a vida do associado. Também foi apontada a necessidade de fortalecer frentes de parcerias e captação e de consolidar fontes regulares de receita ligadas a cursos e iniciativas próprias da ABCPública.
Formação e capacitação em foco
Ao tratar do planejamento de 2026, a assembleia registrou prioridades voltadas à estruturação e à ampliação da capacidade de entrega da ABCPública. A vice-presidente de Relações com o Associado, Aline Castro, organizou a atuação do ano em quatro objetivos: o primeiro é fortalecer a associação como espaço de formação e capacitação em comunicação pública, ampliando ofertas além do Curso Completo com a Aberje, com calendário de webinars, seminários e cursos,
inclusive “in company”, incentivo às iniciativas das regionais e busca de novas parcerias para viabilizar a agenda.
O segundo objetivo é ampliar a incidência da ABCPública no debate público e na qualificação do campo. A ênfase estará na produção de documentos (como cartas e diretrizes), ocupação de espaços de discussão e defesa da comunicação pública, maior presença na imprensa por meio de artigos, atuação articulada com o comitê de carreira para recomendações sobre estruturação e valorização profissional e a proposta de um levantamento para mapear a atuação na área.
O terceiro objetivo tratado por Aline é qualificar o relacionamento com associados com foco em retenção e experiência. Isso passa por estruturar fluxo de comunicação e lembretes de anuidade, valorizar conquistas e cases dos membros nos canais da entidade, fortalecer a newsletter e ampliar benefícios via parcerias. Também inclui avaliar o potencial de uma lojinha virtual para reforçar marca e pertencimento.
Por fim, o quarto objetivo é consolidar estrutura e sustentabilidade, com modernização do portal e correção de problemas de performance, avanço na discussão sobre filiação institucional (para que órgãos e instituições possam se associar e incluir suas equipes) e manutenção do estímulo à autonomia e ativação das regionais como eixo de crescimento.
Entre os diversos assuntos tratados ao longo da assembleia, foram registradas sugestões sobre aperfeiçoamento de categorias de contribuição associativa, incluindo preços diferenciados para anuidades estudantis e sugestões para ampliar o alcance dos programas de capacitação.
