As organizações do século XXI viram-se cercadas por desafios comunicacionais talvez nunca imagináveis, no que compete à forma como elas se reportam aos seus públicos-alvo. Os efeitos da globalização, seguida décadas depois pela proliferação da era digital, colocaram-nas em uma posição que as obriga a repensar seu posicionamento perante a opinião pública, a fim de que possam resguardar uma imagem positiva e boa reputação diante dos stakeholders. Paralelo ao cenário empresas versus internacionalização e versus espaço midiático, registra-se igualmente a crescente valorização dos profissionais de relações públicas e dos departamentos de comunicação nas instituições de um modo geral. A necessidade de uma imagem positiva por parte das companhias na sociedade é um fato, se quiserem se consolidar como uma identidade corporativa à altura dos anseios dos públicos surgidos no início deste terceiro milênio, que são exigentes, críticos e que, além de consumidores, ocuparam a posição de produtores de informação, principalmente por causa das plataformas tecnológicas. Esse entendimento é também uma realidade nas estruturas dos governos, principalmente porque alguns titulares autárquicos ainda insistem na velha prática de comunicação descendente, por acreditarem que são os donos do poder e os donos da verdade. O presente relatório é resultante de três meses de estágio na ASCOM (Assessoria de Comunicação), da Secretaria Geral da Vice-Governadoria do Estado de Tocantins, que entre outros pontos, observou a importância de estratégias comunicacionais para o alcance de uma imagem positiva da Vice-Governadoria junto à opinião pública, bem como a funcionalidade da comunicação numa instituição estatal, precisamente resultante do trabalho da assessoria de imprensa perante os mídias locais.
A Assessoria de Comunicação numa instituição pública: o caso da Secretaria Geral da Vice-Governadoria do Estado de Tocantins
PUGAS, Sónia Alves. A Assessoria de Comunicação numa instituição pública: o caso da Secretaria Geral da Vice-Governadoria do Estado de Tocantins. 2014. 103 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2014.
PUGAS, Sónia Alves