O presente artigo discute sobre um ponto importante para a concreta formação de comunicação pública no país: a inclusão da representação da sociedade civil nas decisões de conteúdo e programação nas emissoras do sistema público de radiodifusão. Para tal finalidade, foi preciso delimitar o conceito de sociedade civil (HABERMAS,1997) e discuti-lo frente à realidade brasileira que vivenciou a destituição do Conselho Curador, órgão de representação dos interesses da sociedade na empresa e cobrança ao cumprimento da lei da principal empresa pública de comunicação do país, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O objetivo deste texto é certificar a presença da sociedade civil como um dos pilares para a efetiva comunicação democrática.
A Ausência Da Sociedade Civil Na Comunicação Pública Brasileira
RÊGO, Marília Gabriela Silva; SILVA, Acsa Roberta Macena da. A Ausência Da Sociedade Civil Na Comunicação Pública Brasileira. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 43., 2020, VIRTUAL. Anais [...] VIRTUAL, 2020.
RÊGO, Marília Gabriela Silva e SILVA, Acsa Roberta Macena da