A cobertura jornalística em mídias legislativas: um estudo sobre a Agência Câmara

Nogueira, Leidyanne V.; Marques, Francisco Paulo Jamil. (2018). A cobertura jornalística em mídias legislativas: um estudo sobre a Agência Câmara. In: Marques, Francisco P J; Cervi, Emerson U; Mont'Alverne, Camila; Carvalho, Fernanda C de (orgs). Estudos sobre jornalismo político. Curitiba: CPOP, 2018. p.149 - 184.

Marques, Francisco Paulo Jamil. e Nogueira, Leidyanne V.

 Para Kovach e Rosenstiel (2004), o Jornalismo, não obstante ter passado por várias mudanças nas últimas décadas, permanece fundamental para “fornecer aos cidadãos as informações de que precisam para serem livres e se autogovernarem” (p. 31). Para os autores, contudo, a função social de tal atividade estaria ameaçada, no início do século XXI, por conta do “surgimento de um jornalismo baseado no mercado, mais e mais divorciado da ideia de responsabilidade cívica” (p. 49). Bucci (2008a) aponta um diagnóstico semelhante, destacando que o esforço agora se volta para manter o Jornalismo independente não somente de anunciantes e de governos, mas, também, dos interesses estritamente econômicos dos próprios donos das empresas noticiosas.

Na tentativa de evitar tais riscos e de fortalecer a ligação da imprensa com o interesse público, um grupo de jornalistas e acadêmicos propôs o conceito de “Jornalismo público”. De acordo com Moraes (2011), tal movimento – cujos princípios ou nomenclaturas ainda hoje não são consensuais, sendo denominado, a depender do autor, de “Jornalismo cívico”, “comunitário” ou “de serviço público” (TRAQUINA, 2005) – propõe repensar, por exemplo, a ênfase das perguntas clássicas do Jornalismo (quem; o quê; onde; por qual motivo; de que maneira) a fim de destacar a natureza dos problemas coletivos. (…)

 

 

 

 

 

 

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