A comunicação pública na cultura científica do Brasil e Canadá: estudo comparado entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Ottawa (UOttawa)

OMENA SANTOS, Adriana C. A comunicação pública na cultura científica do Brasil e Canadá: estudo comparado entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Ottawa (UOttawa). Belém: 2019.

OMENA SANTOS, Adriana C.

O artigo apresenta resultados de pesquisa de pós doutorado desenvolvido na Universidade de Ottawa (Canadá) acerca das políticas de comunicação no Canadá e no Brasil, em especial sobre os usos da comunicação pública da ciência em instituições de ensino e pesquisa nos dois países. Trata-se de
pesquisa descritiva, documental e de campo que realizou levantamento documental do marco regulatório e ações governamentais de comunicação da ciência, acompanhado de observação participante e entrevistas. Os resultados indicam que os dois países se encontram em momentos diferentes no que diz respeito à divulgação científica e, paradoxalmente, ainda que existam iniciativas para divulgação da ciência nos dois países, com predominância de resultados positivos encontrados no Canadá, bem como sua superioridade em alfabetização e cultura científica, alguns dos sites das instituições brasileiras procuram apresentar melhor os esforços realizados e projetos para tal fim.

Compartilhe