A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022)

MASSUCHIN, Michele Goulart; QUADROS, Claudia Irene de; COMEL, Naiza; IOSCOTE, Fabia; OLIVEIRA, Paula Andressa de; KOHLS, Chirlei. A Comunicação Pública no campo da pesquisa em Comunicação: aspectos teóricos e empíricos da produção científica brasileira (2013-2022). Contracampo, Niterói, v. 42, n. 3. set./dez. 2023

COMEL, Naiza, IOSCOTE, Fabia Cristiane, KOHLS, Chirlei, MASSUCHIN, Michele Goulart, e QUADROS, Claudia

O artigo analisa como o conceito de Comunicação Pública é mobilizado nas pesquisas desenvolvidas na área da Comunicação no Brasil. Observa-se, para tanto, 276 artigos e papers que trazem em seu escopo tal abordagem. Utiliza-se a perspectiva cientométrica e de Análise de Conteúdo (AC) que, juntas, culminam em uma revisão sistematizada, mesclada à perspectiva narrativa. A discussão trata I) da distribuição institucional das pesquisas; II) dos aspectos temáticos e objetos; III) das organizações promotoras e, por fim, IV) da centralidade do conceito dentro do desenho de pesquisa apresentado. Os resultados indicam: foco na comunicação de Estado, uma perspectiva voltada às redes sociais digitais, centralidade da produção no eixo Sul-Sudeste e o impacto do contexto político e governamental sobre a produção acadêmica da área.
Compartilhe