A EBC no desafio da comunicação pública: estudo de caso sobre a imagem e o posicionamento da empresa Brasil de comunicação

OLIVEIRA, Edwirges Nogueira de. A EBC no desafio da comunicação pública: estudo de caso sobre a imagem e o posicionamento da empresa Brasil de comunicação. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2014.

OLIVEIRA, Edwirges Nogueira de

O objetivo deste trabalho é discutir a necessidade de uma estratégia de comunicação de marca para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) do ponto de vista de sua visão de futuro, que é ser referência em comunicação pública. Apresenta-se uma síntese dos conceitos de comunicação pública, de marca e de comportamento do consumidor para situar o objeto do trabalho, apresentando também um pouco da história do surgimento da comunicação no Brasil. Após esse momento, segue um estudo de caso baseado em pesquisa documental, em observação e em entrevistas que apresentam perspectivas de alcance dessa visão de futuro, comparando com a comunicação de marca da rede norte-americana de TVs públicas PBS e da empresa P&G. Nas considerações finais, aponta-se que a EBC precisa fortalecer a comunicação da marca de seus veículos (TV, rádio, agência de notícias), estimulando seus diferentes atributos, como forma de se apresentar como marca-mãe de meios que representam o serviço público de comunicação no Brasil.

 

 

Compartilhe