A presente dissertação tem o propósito de reunir e analisar evidências de utilização de redes sociais como instrumentos de promoção pessoal por parte de agentes públicos que têm pretensões eleitorais. O trabalho destina-se à busca de dados da realidade envolvendo nove secretários do Governo do Distrito Federal (GDF) que, após passarem por cargos no primeiro escalão do Executivo Distrital, período em que se mantiveram de forma intensa nas mídias sociais, apresentaram-se como candidatos a cargos eletivos. A pesquisa debruçou sobre mensagens postadas pelos respectivos agentes e pelas pastas às quais eles comandavam em dois períodos distintos: um após terem tomado posse e outro no mês anterior ao início da campanha eleitoral de 2022. O trabalho tem como baliza norteadora a restrição constitucional do art. 37 da Carta Magna evidenciada no dever de impessoalidade. O tema é tratado à luz de aspectos como a separação entre os interesses público e privado, o dever ético dos agentes públicos de servir e não de se servir do Estado e, de forma especial, em como as redes sociais que se consolidaram como um instrumento de transparência podem contribuir para o desvirtuamento da função pública para o atendimento de interesses privados do agente.
ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO PESSOAL DE AGENTES PÚBLICOS COM PRETENSÕES ELEITORAIS
TIAGO, Dione Aparecida. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO PESSOAL DE AGENTES PÚBLICOS COM PRETENSÕES ELEITORAIS. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, Brasília, 2024.
TIAGO, Dione Aparecida