As Mídias Sociais como instrumento da Comunicação Pública: reflexões teóricas

BUENO, Emanuelle Tronco; JORGE, Franceli Couto. As Mídias Sociais como instrumento da Comunicação Pública: reflexões teóricas. In: Encontro Regional Sul de História da Mídia, 7., 2018, Santa Maria. Anais [...] Santa Maria, 2018.

BUENO, Emanuelle Tronco e JORGE, Franceli Couto

O artigo discute o papel das mídias sociais sob a perspectiva da comunicação pública. Para tanto, levanta a problemática: qual o papel das mídias sociais enquanto instrumento da comunicação pública? Com vistas a dar conta de tal questão, objetiva-se refletir teoricamente sobre o conceito de comunicação pública, relacionando-o com o pressuposto teórico de mídias sociais. O estudo norteia-se pelo entendimento de que as mídias sociais é o espaço de aplicação das técnicas da comunicação pública neste cenário de emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em que o cidadão ganha voz para expor suas ideias e opiniões. Metodologicamente, este estudo configura-se como exploratório, de abordagem qualitativa e utiliza a técnica de pesquisa bibliográfica para embasá-lo. No campo teórico, parte-se do conceito comunicação pública (BRANDÃO, 2012; DUARTE, 2012; ESCUDERO, 2015), do local da comunicação pública (HABERMAS, 1984), do surgimento da noção de ciberespaço e cibercultura (LÉVY, 2007; SANTAELLA, [2013]) e da proliferação das mídias sociais (RECUERO, 2009; TELLES, 2011; COLNAGO, 2015). Por fim, articula-se os conceitos trabalhados, elucidando o papel das mídias sociais como um instrumento de interlocução à disposição dos cidadãos e a serviço de uma comunicação voltada ao interesse público.

Compartilhe