SANTOS JÚNIOR, Edson Gil; BECKER, Maria Lúcia. Assessoria de Imprensa e Jornalismo da Fonte: um mapeamento do conteúdo da comunicação pública da Assembleia Legislativa do Paraná. Comunicação Pública, v. 10 n. 19, 2015

BECKER, Maria Lúcia e SANTOS JÚNIOR, Edson Gil

O presente artigo toma como objeto de análise o portal de informações da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para discutir o papel da assessoria de imprensa no poder público brasileiro, em face ao uso das chamadas mídias digitais. De produtora de sugestões para a imprensa, a então assessoria passa a assumir o gerenciamento de dados e a veiculação de conteúdos em mídias próprias, não mais dependendo apenas dos meios de comunicação para tornar públicas suas produções ao cidadão. O intuito foi identificar os conteúdos presentes nos veículos de comunicação próprios da Alep, incluindo as redes sociais. Para isso, foi realizada uma observação de caráter exploratório, fazendo-se a distinção entre a produção de assessoria de imprensa e a de jornalismo da fonte.