Esta pesquisa tem como propósito analisar comparativamente o discurso da transparência apropriado, diacronicamente, pelo órgão responsável por fomentar políticas de transparência, acesso à informação e controle social no Brasil: a Controladoria-Geral da União (CGU), em 2015, ou Ministério da Transparência Fiscalização e Controle (MTFC), em 2016. A mudança no nome e no status implementada em marco de 2016, logo após o impeachment, foi o combustível para o delineamento da proposta de análise. Partimos do entendimento de que a atribuição de fomentar o cumprimento Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) coloca o órgão na posição de emissor que detém destacada legitimidade para proferir discursos relatados sobre a legislação relativa à transparência e ao acesso à informação. Entendemos ainda que boa parte das ideias e dos discursos que circulou e circula no contexto social sobre o tema foi conformada a partir dos ditos desse órgão.
Brasil Pós-Impeachment: um novo discurso para a transparência?– análise de enunciados sobre transparência em notícias do Portal da CGU 2015 e do MTFC 2016
MENEZES, Lília Gomes Ferreira de. Brasil Pós-Impeachment: um novo discurso para a transparência? Análise de enunciados sobre transparência em notícias do Portal da CGU 2015 e do MTFC 2016. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018.
MENEZES, Lília Gomes Ferreira de