Brasil Pós-Impeachment: um novo discurso para a transparência?– análise de enunciados sobre transparência em notícias do Portal da CGU 2015 e do MTFC 2016

MENEZES, Lília Gomes Ferreira de. Brasil Pós-Impeachment: um novo discurso para a transparência? Análise de enunciados sobre transparência em notícias do Portal da CGU 2015 e do MTFC 2016. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018.

MENEZES, Lília Gomes Ferreira de

Esta pesquisa tem como propósito analisar comparativamente o discurso da transparência apropriado, diacronicamente, pelo órgão responsável por fomentar políticas de transparência, acesso à informação e controle social no Brasil: a Controladoria-Geral da União (CGU), em 2015, ou Ministério da Transparência Fiscalização e Controle (MTFC), em 2016. A mudança no nome e no status implementada em marco de 2016, logo após o impeachment, foi o combustível para o delineamento da proposta de análise. Partimos do entendimento de que a atribuição de fomentar o cumprimento Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) coloca o órgão na posição de emissor que detém destacada legitimidade para proferir discursos relatados sobre a legislação relativa à transparência e ao acesso à informação. Entendemos ainda que boa parte das ideias e dos discursos que circulou e circula no contexto social sobre o tema foi conformada a partir dos ditos desse órgão.

Compartilhe