Este trabalho visa discutir a comunicação adotada pela Prefeitura de Curitiba em relação à temática ambiental em seu canal principal de veiculação de notícias, o website oficial da instituição, durante o ano de 2023. Além disso, explora conceitos do campo da Comunicação Pública, Ambiental e da identidade de uma cidade, tendo em vista a busca por compreender Curitiba como ecológica na visão da municipalidade. Nesse sentido, busca-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: como a produção de conteúdo da Prefeitura de Curitiba reforça a identidade da Curitiba Sustentável a partir da comunicação em 2023? Sobre o método de pesquisa, trata-se de uma investigação quali-quantitativa. No âmbito quantitativo, realiza-se a categorização e a análise das notícias relacionadas ao meio ambiente no site da Prefeitura. No viés qualitativo, adota-se a técnica de entrevista para entendimento e aprofundamento das estratégias comunicacionais da municipalidade. A partir destas técnicas, pôde-se conferir quais os temas e os discursos primordialmente adotados pelo executivo local, além da visão das autoridades entrevistadas sobre tais questões. Os principais resultados indicam que as notícias são majoritariamente de caráter comemorativo e de autoelogio, fato reafirmado em entrevista. Curitiba é mencionada como uma cidade superior em diversos aspectos, incluindo a sustentabilidade – o que ignora as diferentes realidades da cidade. Ademais, os conteúdos mais evidentes foram acerca dos direitos animais, enquanto os menos presentes são sobre fenômenos climáticos e Mudanças Climáticas.

Capital da sustentabilidade? : uma análise da comunicação pública ambiental no site da prefeitura de Curitiba
Bruna Leticia Leal de